Discurso no Senado Federal

RESSALTANDO OS ESFORÇOS DO PRESIDENTE DA REPUBLICA NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EXTERNOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE IMPORTANTES PROJETOS SOCIAIS NO PAIS.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.:
  • RESSALTANDO OS ESFORÇOS DO PRESIDENTE DA REPUBLICA NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EXTERNOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE IMPORTANTES PROJETOS SOCIAIS NO PAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/1995 - Página 2366
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • DISCORDANCIA, ORADOR, DISCURSO, AUTORIA, LAURO CAMPOS, SENADOR, CRITICA, COMPORTAMENTO, ADMINISTRAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • DEFESA, ESFORÇO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, BUSCA, OPORTUNIDADE, APLICAÇÃO DE RECURSOS, CAPITAL ESTRANGEIRO, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvi, com atenção, as palavras proferidas pelo Senador e Professor Lauro Campos, que sempre dá uma aula quando faz pronunciamentos aqui no Plenário.

            Gostaria, em nome da Liderança do PFL, humildemente, de discordar do Professor Lauro Campos em relação a dois aspectos: entendo que o Senador Lauro Campos tenha uma preocupação social, como todos nós, com o andamento operacional do Governo. Não é novidade para ninguém que o Governo Federal, para manter o plano de estabilização, tem feito concessões, tem enfrentado dificuldades, e todos sabíamos que, para acabar com a inflação brasileira, um mal que corroía este País há muito tempo, era necessário cortes profundos e sacrifícios de todos.

            O primeiro ponto do qual gostaria de discordar diz respeito ao tratamento que S. Exª dá ao Presidente Fernando Henrique Cardoso. Conhecemos o passado, a história e a formação de Sua Excelência e, sem dúvida alguma, o Senador Lauro Campos foi severo demais ao compará-lo com o ex-Presidente Fernando Collor. Temos que avaliar as dificuldades e, sobretudo, a proposta do Governo Federal e o encaminhamento que a mesma está tendo na administração do Presidente Fernando Henrique.

            Quanto às viagens internacionais do Presidente Fernando Henrique -este é meu segundo ponto de discordância - S. Exª disse que não era importante que o Presidente fosse ao exterior. Refuto isso, inclusive porque os próprios jornais de hoje demonstram que a imagem do Governo brasileiro, a imagem do Brasil no exterior está retomando uma posição de destaque e, por conta disso, a imprensa de hoje noticia que a Alemanha injetará mais de US$6 bilhões até o ano 2000 em investimentos no Brasil. Ressalta também a imprensa que o governo dos Estados Unidos pretendem fazer com que seja investido no País mais de US$8 bilhões em projetos importantes para a população brasileira. Inclusive gostaria de, aqui, listar alguns: a Rodovia Anhangüera-Bandeirantes, a Rodovia Raposo Tavares, o Túnel Santos-Guarujá, a Ferrovia Oeste e Noroeste, o trem metropolitano de Recife, a expansão do metrô de São Paulo, a ligação ferroviária Bauru-Corumbá, a Ferrovia Rio Grande-Porto Alegre, e mais uma dezena de obras.

            Gostaria de ressaltar, Sr. Presidente, que o esforço do Governo brasileiro e o que o Presidente, pessoalmente, tem feito, no sentido de vender um novo País, de mostrar as oportunidades que o Brasil tem, sobretudo, mostrar a nossa seriedade na Administração Pública e na questão do encaminhamento do combate à inflação são de fundamental importância para que, efetivamente, recursos internacionais possam ser alocados ao País e, com isso, possam financiar o nosso desenvolvimento.

            Entendo as preocupações do Senador Lauro Campos, comungo com muitas colocações de S. Exª feitas aqui, entendo que temos que tratar da questão da estabilidade com seriedade, pois não podemos fazer com que os funcionários públicos sejam penalizados. Temos que tratar da questão da dívida interna e externa. Mas gostaria de ressaltar que, neste aspecto da política externa do Governo brasileiro, já vemos frutos importantes sendo direcionados e, sem dúvida alguma, o Presidente Fernando Henrique Cardoso tem um papel fundamental nesse trabalho de reconstrução da imagem brasileira no exterior.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. 

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/1995 - Página 2366