Discurso no Senado Federal

RECEBIMENTO, PELA COMISSÃO DO SIVAM, DE DOCUMENTOS DO MINISTERIO DA AERONAUTICA, COLOCADOS A DISPOSIÇÃO DOS SRS. SENADORES.

Autor
Gilberto Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Gilberto Miranda Batista
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).:
  • RECEBIMENTO, PELA COMISSÃO DO SIVAM, DE DOCUMENTOS DO MINISTERIO DA AERONAUTICA, COLOCADOS A DISPOSIÇÃO DOS SRS. SENADORES.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/1995 - Página 2247
Assunto
Outros > SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, MINISTERIO DA AERONAUTICA (MAER), DOCUMENTO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
  • DISPONIBILIDADE, SENADOR, CONHECIMENTO, DOCUMENTO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM), COMISSÃO DE ECONOMIA, SENADO.

            O SR. GILBERTO MIRANDA (PMDB-AM. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de participar a todos os Srs. Senadores que a a Comissão do CC SIVAM, por meio do Ministério da Aeronáutica, entregou hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos, aproximadamente 350kg de documentos, em 6 containers pequenos e médios, que contêm todas as propostas das empresas que participaram da licitação do Projeto SIVAM. Toda essa documentação está no gabinete do Relator e estará à disposição a partir da próxima terça-feira. Haverá um engenheiro para manusear e dar as informações aos Srs. Senadores, e uma bibliotecária com toda a matéria que poderá facilitar as pesquisas. Deixo à disposição de todos os Srs. Senadores toda a documentação da concorrência do CC SIVAM.

            No dia em que esta matéria vier ao plenário, que nenhum dos Srs. Senadores diga que não a viram, que não estava sabendo, que não leu. Se isso acontecer, é por falta total de vontade. Até agora já ouvimos no plenário da Comissão três Srs. Ministros de Estado e deveremos ouvir mais meia dúzia. A presença, para se ouvir sobre o Projeto SIVAM, tem sido praticamente de um ou dois Senadores, quando não zero. Só o Relator pergunta. Não me venham, no dia da votação, dizer que desconhecem, não sabem ou não viram, pois a documentação está no Senado à disposição dos Senadores.

            Eu, como Relator da matéria, na semana passada, estive nos Estados Unidos, numa reunião longa, com o subsecretário de defesa americano, para conhecer todo o sistema relativo ao SIVAM que o governo americano tem; visitei uma base aérea na Virgínia; tive reunião com o diretor executivo do FAA e depois na fábrica da empresa que ganhou a licitação, a Ration. Na próxima semana, dia oito, viajo à União Soviética, para ver o mesmo sistema, que é diferente do americano; no dia 12, irei à Ucrânia, numa viagem de três dias, para ver outro sistema; no dia 24, estarei visitando uma base aérea e todo o projeto de desenvolvimento na Austrália.

            Aproveito para avisar aos Srs. Senadores que o Senado não está pagando nada, nem passagem nem estada, porque o Sr. Presidente do Senado Federal disse que a Casa não tem condições. Como Relator da matéria, para poder relatar bem e não faltar resposta às perguntas dos Srs. Senadores, estou fazendo todas as viagens e pesquisas, única e exclusivamente, com o dinheiro do meu bolso.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/1995 - Página 2247