Discurso no Senado Federal

A IMPORTANCIA DOS UCRANIANOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANA.

Autor
Luís Alberto de Oliveira (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PR)
Nome completo: Luís Alberto Martins de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • A IMPORTANCIA DOS UCRANIANOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/1995 - Página 2255
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, BRASIL, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, UCRANIA.
  • ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, IMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, UCRANIA, DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA, CULTURA, ESTADO DO PARANA (PR).

            O SR. LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA (PTB-PR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como representante do Estado do Paraná, não posso deixar de registrar a presença do Presidente da Ucrânia no Brasil e o quanto este povo tem auxiliado o desenvolvimento do meu Estado, tanto a nível econômico como sócio-cultural.

            Os ucranianos no Ocidente são calculados em mais de 2 milhões, e destes, cerca de 200 mil vivem no Brasil e 78% no Paraná. Os primeiros imigrantes chegaram em 1991, indo para a colônia de Santa Bárbara, entre Palmeira e Ponta Grossa. Todavia as maiores levas de imigrantes foram sem dúvida em 1895, 1896 e 1897, dirigindo-se para Prudentopólis e Marechal Mallet. Posteriormente em 1908 e 1914, um grande percentual de ucranianos imigram no Paraná, vindos de Galícia para trabalhar na construção da Estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul. E de 1947 a 1951, chegam oriundos de diversas regiões da Ucrânia, nomes importantes da área intelectual que obviamente se destacariam como grandes cabeças da cultura paranaense.

            Na economia paranaense, os ucranianos se destacam pelo plantio do trigo, tendo sido os primeiros a instalar a indústria moageira no Estado. Também foram os primeiros a implementar o sistema de cooperativas tendo fundado 14 sociedades no estado. A este respeito, publicou um periódico de destaque da imprensa paranaense: "revelam-se em geral, ótimos trabalhadores, homens sinceros e honestos, adaptando-se com relativa facilidade ao ambiente brasileiro, esforçando-se por falar a língua nacional e familiarizar-se com os costumes da nova Pátria". Uma outra parcela de ucranianos dedicou-se ao setor privado como empresários ou operários sobretudo fabricando móveis. Por fim, ocuparam espaços como mecânicos e técnicos especializados dedicando-se ainda, às profissões liberais.

            Culturalmente, o folclore ucraniano, as festividades tradicionais, as reuniões sociais, de caráter recreativo ou educativo-cultural, prosseguem normalmente, nos núcleos coloniais ou nos centros urbanos. Ocorre portanto a formação de um novo modus-vivendi, com a junção dos costumes ucranianos e os brasileiros.

            Teologicamente, 78% são católicos do rito oriental, quatro por cento são ortodoxos e 12% se encontram dispersos entre várias igrejas protestantes, principalmente a batista. A liturgia bizantina, da qual a ucraniana é um ramo, tem origem na de Jerusalém de São Tiago, reformada por São Basílio Magno e abreviada por São João Crisóstomo, no século IV. Ela é realizada na língua ucraniana e tendo sido aprovada pela Igreja Brasileira.

            Não são poucos os nomes de destaque desta comunidade, entre eles registramos Don Efrain Krevei, Arcebispo da Igreja Ucraniana no Brasil e o maior líder espiritual e intelectual no Estado do Paraná; José Velgas, Presidente do Clube Ucraniano Brasileiro; Felipe Lucas, Prefeito Municipal de Irati; Miguel Bakun, pintor renomado; Helena Kolody, uma das maiores poetas da literatura, reconhecida de forma singular na nossa cultura; Serafim Voloschen, engenheiro; Igor Chmvytz, arqueólogo; Afonso Antoniuk, neurocirurgião reconhecido internacionalmente e Oksana Boruchenko, professor de língua ucraniana na Universidade do Paraná. Cabe ressaltar que os ucranianos de destaque são tantos, que o tempo exíguo nos impede de fazer todas as citações necessárias.

            Na Presidência da Ucrânia encontra-se atualmente, eleito pelo voto popular em 1994, o Sr. Leonid Kutchma, que é um Engenheiro-Mecânico vindo de uma família de agricultores. Seu currículo é vasto e podemos destacar os seguintes pontos de 1960 a 1975, trabalhou como engenheiro, engenheiro-sênior, projetista-chefe, auxiliar do projetista-geral, do então super-secreto escritório de projetos "Pivdénne" e Diretor Técnico da Base Espacial de Baikonur. Entre 1975 e 1982, foi secretário da organização partidária "KB Pivdénne". De 1982 a 1086, foi primeiro substituto do projetista-geral do KB Pivdénne, sendo posteriormente Diretor-Geral da maior empresa do mundo de construção de foguetes aeroespaciais " "Pivdénnei Maschênobudivnei Zavód" na cidade de Dnipropetrovsk. De 1992 a setembro de 1993, foi Primeiro Ministro da Ucrânia e em 1993 se tornou Presidente da União dos Industriais e Comerciantes da Ucrânia. Daí para a eleição presidencial foi um passo e em 1994, tornou-se Presidente da Ucrânia pelo voto popular direto em eleições gerais para o período de 05 anos.

            O Brasil tem o objetivo e o apoio deste Senador, no sentido de dinamizar e estreitar as relações com a Ucrânia. Já existem prévios contactos para a criação da Embaixada Ucraniana e a criação de um consulado no Estado do Paraná, o que abrirá canais para um relacionamento mais estreito e profícuo entre as duas nações. Também, é necessário ressaltar como reconhecimento ao povo ucraniano, a magnitude e a grandeza do Memorial de Imigração Ucraniana recém-inaugurado no Parque do Tingui em Curitiba, uma justa homenagem do Prefeito Rafael Greca com total apoio do Governador Jaime Lerner. Portanto, através deste discurso agradeço a profunda contribuição que o povo Ucraniano trouxe para o crescimento e conseqüente engrandecimento do Estado do Paraná.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/1995 - Página 2255