Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR PAULO SAWAYA.

Autor
Romeu Tuma (S/PARTIDO - Sem Partido/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR PAULO SAWAYA.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/1995 - Página 2593
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PAULO SAWAYA, PROFESSOR CATEDRATICO, MEDICO, AUTOR, OBRA CIENTIFICA, FUNDADOR, SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA (SBPC).

            O SR. ROMEU TUMA ( SP. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu dia 29 último, em São Paulo, o Prof. Paulo Sawaya. Pioneiro das ciências biológicas, pode ser considerado um dos criadores da moderna fisiologia no Brasil, especialmente na área de biologia marinha. Formou quadros básicos de biólogos nessa área, tendo supervisionado a implantação de pólos de pesquisa em diferentes estados do Brasil.

            Promoveu constante intercâmbio com importantes universidades da Europa e dos EUA, tendo atuado como professor visitante em estações de biologia marinha em várias partes do mundo e representado a USP nas comemorações do centenário da Universidade de Princeton, EUA, e no XVIII Congresso Internacional de Biologia em Oxford, Inglaterra.

            Foi um dos responsáveis pela obtenção de recursos junto à Rockfeller Foundation para as áreas científica e educacional no Brasil. Catedrático da USP aos 36 anos (cadeira de Fisiologia Geral e Animal da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), fundou o Instituto de Biologia Marinha de São Sebastião e participou da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, da qual foi até esta data presidente honorário. Autor de mais de trezentos e cinqüenta trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tendo sido seu primeiro secretário-geral, em 1948.

            Em 1946 foi nomeado vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da USP. Em 1958 assumiu a diretoria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da mesma Universidade, e em 1970 passou a dirigir o Instituto de Biociências ainda da USP. Foi professor da Zoologia da faculdade de Filosofia "Barão de Mauá", em Ribeirão Preto e diretor da Faculdade de filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro-SP.

            Atuou com destaque na divulgação da língua portuguesa, tendo sido membro do British Council e conselheiro da Sociedade de Cultura Inglesa de São Paulo. Recebeu da rainha Elizabeth II, em 1981, o título de Oficial do Império Britânico - O.B.E. - pelo intercâmbio com cientistas ingleses.

            Foi ainda agraciado com a Ordre des Palmes Académiques do Ministério da Educação da França, em 1962, tornou-se doutour Honoris Causae das universidades federais da Bahia e do Rio de Janeiro, em 1974. Dois anos depois recebeu o título de Professor Emérito da USP e, em 1994, foi admitido à Ordem Nacional de Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz.

            Exerceu destacada liderança junto à comunidade católica, tendo atuado nos anos 30 na Congregação Mariana na Igreja de Santa Cecília, na Liga Eleitoral Católica anos 40 e, em especial, na Sociedade São Vicente de Paula à qual dedicou grande parte de sua vida como um dos principais articuladores.

            Filho de imigrantes libaneses nascido em Carmo do Rio Claro - MG, em 1903, transferiu-se para São Paulo aos 13 anos de idade. Formou-se perito-contador pela Escola Técnica "Álvares Penteado" e médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para José Reis, divulgador científico, "sua maior dádiva talvez consista nos muitos discípulos que formou nos campos que desbravou da fisiologia comparada e da biologia marinha."

            Paulo Sawaya faleceu aos 92 anos em sua residência, cercado por 9 dos seus 10 filhos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/1995 - Página 2593