Discurso no Senado Federal

SOLIDARIZANDO-SE COM A NOTA OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL-CNBB, EM PROTESTO AO ATO DESRESPEITOSO DE PASTOR DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • SOLIDARIZANDO-SE COM A NOTA OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL-CNBB, EM PROTESTO AO ATO DESRESPEITOSO DE PASTOR DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/1995 - Página 1067
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • APOIO, PROTESTO, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), DEFESA, INTEGRIDADE, IMAGEM RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, MOTIVO, DESRESPEITO, OFENSA, SERGIO VON HELDER, PASTOR, PARTICIPANTE, IGREJA EVANGELICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, RECONCILIAÇÃO, IGREJA CATOLICA, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO, CONFLITO, FILOSOFIA, CRENÇA RELIGIOSA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTA OFICIAL, AUTORIA, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), PROTESTO, ATUAÇÃO, IGREJA EVANGELICA.

            O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cerca de 100 milhões de brasileiros católicos apostólicos romanos foram atingidos pela postura insólita do Bispo da Igreja Universal Sérgio von Helder, de grande repercussão nacional e, por que não dizer, internacional.

            Estou nesta tribuna para, em meu nome pessoal e em nome do PMDB, solidarizar-me com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que emitiu nota cujo texto passo a ler, para que conste dos Anais da Casa.

            Eis a nota, publicada no Jornal do Brasil:

            "A Presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, com a adesão dos Organismos do Povo de Deus, reunidos em Itaici, comunica:

            O gesto de desrespeito aos sentimentos religiosos do povo católico, praticado contra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, veiculado em canal de televisão, no último dia 12 de outubro, provocou forte consternação, exatamente quando mais de 100 milhões de católicos, no Brasil inteiro, louvavam a Mãe de Jesus.

            Desde o início do cristianismo, nós, católicos, adoramos somente a Deus e ao único Salvador, Jesus Cristo.

            Guardamos as imagens nas igrejas como representações de pessoas queridas, os nossos santos, testemunhos de vida e modelos de fé. São eles presença que nos interpela a sonharmos e a nos comprometermos com o mundo que esperamos.

            Lamentamos profundamente o fato ocorrido e outras atitudes que se colocam como obstáculo à convivência respeitosa entre os povos e à vivência ecumênica entre os cristãos, dificultando a concretização do desejo de Jesus "que haja um só rebanho, um só Pastor". (Jo 10.16)

            A todos os irmãos na mesma fé em Jesus Cristo e às pessoas de boa vontade, saudamos com as palavras de São Paulo:

            "Procurem a perfeição e animem-se. Tenham os mesmos sentimentos, vivam em paz. E o Deus do amor e da paz estará com vocês." (2 Cor 13.11)"

            "A nota é assinada por Dom Raymundo Damasceno Assis, secretário-geral, e Dom Jayme Chemello, presidente em exercício da CNBB."

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao ler esta nota, e ao levar o meu apoio à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desejo também chamar a atenção de V. Exªs para a atitude conciliatória que assumiu, no caso, a nossa Igreja Católica, temendo criar uma questão religiosa de maiores proporções.

            Por notícias ontem divulgadas pela imprensa, já se sabe que um ilustre Magistrado entrou na Justiça com uma queixa-crime para processar o referido Bispo da Igreja Universal, Sérgio von Helder.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/1995 - Página 1067