Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA DA VISITA DO LIDER PALESTINO YASSER ARAFAT AO BRASIL. LIBERAÇÃO DA BRASILEIRA LAMIA MAROUF HASSAN, PRESA EM ISRAEL. REGOZIJO PELA DECISÃO FORMAL DOS PAISES-MEMBROS DA CONFERENCIA DE CUPULA IBERO-AMERICANA DE CONDENAR O EMBARGO NORTE-AMERICANO A CUBA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.:
  • IMPORTANCIA DA VISITA DO LIDER PALESTINO YASSER ARAFAT AO BRASIL. LIBERAÇÃO DA BRASILEIRA LAMIA MAROUF HASSAN, PRESA EM ISRAEL. REGOZIJO PELA DECISÃO FORMAL DOS PAISES-MEMBROS DA CONFERENCIA DE CUPULA IBERO-AMERICANA DE CONDENAR O EMBARGO NORTE-AMERICANO A CUBA.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/1995 - Página 1068
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, VISITA OFICIAL, YASSER ARAFAT, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, PALESTINA, BRASIL, CONSOLIDAÇÃO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PAISES ARABES.
  • ELOGIO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, YASSER ARAFAT, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, PALESTINA, PROCESSO, PAZ, ORIENTE MEDIO.
  • COMENTARIO, LIBERAÇÃO, LAMIA MAROUF HASSAN, BRASILEIRO NATO, PRESO, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL, ACUSAÇÃO, HOMICIDIO.
  • ELOGIO, DECISÃO, AMERICA LATINA, CONDENAÇÃO, MANUTENÇÃO, EMBARGOS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CUBA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar a importância da visita ao nosso País do Presidente da Palestina, Yasser Arafat, que hoje esteve no Senado Federal, e em Brasília manteve contato com inúmeras lideranças. No livro do Senado Federal, registrou a amizade entre o povo palestino e o povo brasileiro. Sua Excelência sentiu a maneira pela qual o povo brasileiro tanto apoiou a causa da Palestina.

            É muito importante fazer este registro porque o Presidente Yasser Arafat representa um exemplo de determinação, uma vontade de realização, de afirmação dos direitos de seu povo. Neste último ano e meio, sobretudo, conseguiu realizar aquilo que parecia impossível por algumas décadas, qual seja, a realização de termos de paz com o Governo de Israel.

            Durante o café da manhã de hoje, Sua Excelência esteve com diversos parlamentares e, ao longo do dia, transmitiu uma informação relevante para o Brasil, qual seja, a de que o Senhores Yitzhak Rabin e Shimon Peres informaram que a Srª Lamia Maaruf Hassan será libertada, como compromisso do governo de Israel e como parte dos acordos de paz entre Israel e a Palestina. Há alguns anos que Lamia Maaruf Hassan se encontra detida em prisão de Israel e, há muito, forças as mais diversas, os mais diversos Partidos e o próprio Governo brasileiro, seja durante o tempo do Presidente Itamar Franco, seja agora, durante o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, vinham realizando esforços para que houvesse a libertação da Srª Lamia Maaruf Hassan.

            O Sr. Presidente Yasser Arafat impressionou a todos que tiveram contato pessoal com Sua Excelência. Trata-se de uma das personalidades políticas, de um dos estadistas mais importantes deste século e é importante o Brasil poder recebê-lo e mostrar esses laços de amizade, sobretudo mostrar, por seu exemplo, que é possível o entendimento entre povos que, particularmente, no Brasil, se dão bem, pois é fato que judeus e árabes, seja em São Paulo, na minha cidade, seja em todos os lugares do Brasil, mostram que é possível se desenvolver laços de amizade e de paz.

            Sr. Presidente, quero também registrar a importância da decisão tomada ontem pelos Chefes de Estado reunidos em Bariloche, no sentido de solicitar que termine o quanto antes o bloqueio econômico contra Cuba. Não há mais nenhum sentido na permanência desse bloqueio. O comércio de empresas dos Estados Unidos para com Cuba faz-se necessário mais e mais. Os países da América Latina acabaram reatando relações culturais, diplomáticas e comerciais com Cuba. Certamente, esse esforço está contribuindo para a própria abertura econômica e política de Cuba, para o melhor entendimento das próprias aspirações do povo cubano. O diálogo dos Chefes de Estado, inclusive, do Presidente Fidel Castro com o Presidente Fernando Henrique Cardoso e demais Chefes de Estado da América Latina constitui um passo importante para que logo se encerre esse bloqueio.

            Era o que tinha a dizer. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/1995 - Página 1068