Discurso no Senado Federal

SEMINARIO A SER REALIZADO NO ESTADO DO PARA, NO PERIODO DE 30/11 A 01/12, COM O OBJETIVO DE DEBATER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA AMAZONIA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • SEMINARIO A SER REALIZADO NO ESTADO DO PARA, NO PERIODO DE 30/11 A 01/12, COM O OBJETIVO DE DEBATER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA AMAZONIA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/1995 - Página 3392
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, ESTADO DO PARA (PA), OBJETIVO, ESTUDO, Amazônia Legal, ATUAÇÃO, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), DESENVOLVIMENTO, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de fazer um breve registro, inclusive dos novos tempos.

Estará sendo realizado no Estado do Pará, na próxima semana, exatamente de 30 de novembro a 1º de dezembro, um seminário que está sendo promovido por inúmeras entidades que têm o objetivo de estudar a Amazônia e o papel do Banco da Amazônia no seu desenvolvimento.

Esse seminário, na verdade, visa a democratizar e aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável da região e trazer ao conhecimento da sociedade as propostas e metas do Governo Federal para a Amazônia e, com isso, garantir uma melhor intervenção dos setores organizados e produtivos da região na elaboração da nova "Política Nacional Integrada para a Amazônia Legal - o CONAMAZ".

O seminário contará com a participação de órgãos públicos, ONGs, comunidades científicas, além de governadores, prefeitos, vereadores, técnicos, empresários, trabalhadores, estudantes e parlamentares da região.

Esse seminário, Sr. Presidente, é formado pelo Comitê pelo Desenvolvimento da Amazônia e Fortalecimento do Banco da Amazônia. Sobre este ponto é que quero chamar a atenção, pois é um fato que se imaginava impossível de acontecer, ou seja, a união de forças políticas extremamente antagônicas, todas elas dialogando com o mesmo objetivo.

Assinam o documento de organização desse seminário a Federação das Indústrias do Estado do Pará; a Federação do Comércio do Estado do Pará; a Federação da Agricultura do Estado do Pará e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará e Amapá, duas entidades que durante anos e anos foram ferrenhas inimigas, inimigas mortais inclusive, mas que se unem por essa causa; a Federação das Entidades Comunitárias do Município de Ananindeua; a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará; a Associação Comercial do Estado do Pará; a Câmara de Dirigentes Lojistas; a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a Central Única dos Trabalhadores; o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá; o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará; a Comissão de Bairros de Belém; a Associação dos Empregados do Basa e a Associação dos Aposentados do Basa.

Esse seminário pretende contar com a presença de pessoas da maior importância, entre elas, o Governador Almir Gabriel; o Prefeito de Belém, Hélio Gueiros; o Ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause; o Ministro do Planejamento, José Serra. O seminário terá também alguns debatedores. Tive a honra de ser convidado como debatedor juntamente com o jornalista Lúcio Flávio Pinto e o Deputado Federal Arthur Virgílio Neto. Além desses, estão convidados o Ministro Pedro Malan e o Dr. Frederico Andrade, Superintendente da SUDAM.

É um seminário da maior importância para nossa região. Registre-se ainda o fato de que o Governo tem que reconhecer que o Banco da Amazônia para nós é um banco da maior importância e todos nós não poderemos admitir, em hipótese alguma, a transformação, a redução da sua forma de ação pretendida pelo atual Governo.

De forma que esse seminário haverá de demonstrar a importância do Banco da Amazônia para o Norte do País e evidentemente unir todas as forças, de todos os segmentos da sociedade, os mais contraditórios possíveis, como aqui já afirmei, com o intuito de preservar e ampliar a ação desse banco, no sentido de trazer o desenvolvimento para a nossa região, que é o que ele está fazendo há cerca de três anos, quando se permitiu uma participação democrática na gestão dos recursos administrados por ele. Todos os movimentos sociais e populares participaram ativamente disso. Foi criado o FNO especial, sem que o cidadão tenha sequer o documento da terra, sob a responsabilidade da FETAGRI e do Sindicato de Trabalhadores Rurais e que tem trazido enormes benefícios a milhões de trabalhadores rurais da nossa região.

Por tudo isso, pela união de todas essas forças na busca do fortalecimento desse Banco para nossa Região, faço questão de registrar esse evento da maior importância e convidar os Senadores da Amazônia e os Senadores que se quiserem fazer presentes, o que será extremamente importante para nós.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/1995 - Página 3392