Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO A IMPORTANCIA DOS RADIOAMADORES A PROPOSITO DO DIA DO RADIOAMADOR, TRANSCORRIDO NO ULTIMO DIA 5.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRANDO A IMPORTANCIA DOS RADIOAMADORES A PROPOSITO DO DIA DO RADIOAMADOR, TRANSCORRIDO NO ULTIMO DIA 5.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/1995 - Página 3394
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, SERVIÇO DE RADIOAMADOR, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, OPORTUNIDADE, FIXAÇÃO, DIA, RADIOAMADOR.
  • HOMENAGEM, DIA, RADIOAMADOR.

              O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em 1924, o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a importância dos radioamadores ao estabelecer o 5 de novembro como a data a ser consagrada à atividade.

              É interessante registrar que a fixação do 5 de novembro como o Dia do Radioamador pelas autoridades brasileiras antecedeu em três anos o reconhecimento internacional, que só ocorreu, em Washington, em 1927, por ocasião da Convenção Internacional de Radiotelegrafia.

              Atualmente o número de brasileiros que praticam esse hobby está em torno de 36 mil, conforme os registros junto ao Ministério das Comunicações. No mundo todo, são cerca de 6 milhões radioamadores.

              Quero, hoje, registrar o meu respeito e a minha admiração pelas pessoas que atuam nesse setor porque, de um modo geral, só nos voltamos para os radioamadores em situações dramáticas. Quase sempre temos informações sobre seu trabalho benemérito quando ocorrem grandes sinistros, acidentes em localidades remotas, tremendas catástrofes climáticas.

              Eu mesmo, em várias ocasiões, quando governava o Estado de Santa Catarina, meu Estado, tive oportunidade de testemunhar a atuação desinteressada dessas pessoas.

              Toda vez que algo de terrível ocorre em algum lugar de difícil acesso ou quando os meios corriqueiros de comunicação, por um ou outro motivo se rompem, entra em ação a cadeia de solidariedade dos radioamadores.

              De um momento para outro, centenas de pessoas dão início a uma preciosa rede de informações. São os radioamadores que, em geral, conseguem, com rapidez espantosa, encontrar -- em lugares distantes -- certos tipos de medicamentos. São eles que obtêm informações importantes para equipes de socorro, para comboios de ajuda humanitária.

              A atividade radioamadorística treina seus praticantes em eletrônica, técnicas de comunicações e teoria da propagação. Atualmente, muitos se utilizam de sofisticados meios de transmissão via satélite ou por modos digitais, quando se faz rádio através de computador.

              São inumeráveis as oportunidades que o radioamadorismo oferece para a experimentação de uma gama imensa nos campos da comunicação. Muitas das modernas técnicas de telecomunicações derivam de descobertos feitas pelos que atuam em radioamadorismo.

              Foram grandes as contribuições ao estudo da propagação das ondas de rádio através de satélites artificiais e aplicações de antenas direcionais, o conhecido sistema irradiante, que proporciona, às comunicações, ampliação e utilização de múltiplas freqüências através do éter.

              Deve-se destacar que essas descobertas nada custam para governos ou instituições que delas vêm a se beneficiar porque, em sua totalidade, os radioamadores são praticantes entusiasmados com as experiências.

              O capítulo da participação dos radioamadores em situações de calamidade é, sem dúvida, empolgante pelo que sintetiza de solidariedade, de amizade desinteressada, de dedicação, de humanidade.

              São os radioamadores que respondem imediatamente aos pedidos de socorro vindos das áreas atingidas quando os canais comuns de comunicação se rompem.

              Apoiada pela Organização das Nações Unidas, a Conferência Mundial de Rádio, realizada em 1979, aprovou Resolução, de Número 640, reconhecendo oficialmente o valor desse tipo de atuação.

              Nunca é demais recordarmos a participação efetiva dos radioamadores nos terremotos da Nicarágua, em 1972; da Guatemala, em 1976; da Itália, nos anos de 1976 e 1980; nas inundações de 1977, 1986 e 1990 nos Estados Unidos; e na erupção vulcânica de 1985 , na Colômbia.

              Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores:

              Espero que este breve pronunciamento seja entendido como um agradecimento de todos os brasileiros que, de uma ou de outra forma, já foram ajudados, em momentos amargos, pelos radioamadores. Este pronunciamento é minha mais sincera homenagem aos radioamadores, cuja atividade benemérita vem sendo comemorada, há setenta e um anos, no dia cinco de novembro.

              Era o que tinha a dizer.

              Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/1995 - Página 3394