Discurso no Senado Federal

PROXIMA VISITA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA AO ESTADO DO PIAUI.

Autor
Freitas Neto (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • PROXIMA VISITA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA AO ESTADO DO PIAUI.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/1995 - Página 3504
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTADO DO PIAUI (PI), OBJETIVO, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, ASSINATURA, CONVENIO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF), IMPLANTAÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO.

O SR. FREITAS NETO (PFL-PI. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Presidente Fernando Henrique Cardoso visita no próximo dia 24, sexta-feira, o Estado do Piauí. Nessa visita, participa de inauguração da ponte sobre o rio Poty, em Teresina, que foi construída recentemente pelo Governo do Estado e que leva o nome do ex-prefeito Wall Ferraz, numa justa e merecida homenagem a quem muito trabalhou pela capital do Piauí.

Além disto, Srs. Senadores, o Presidente autoriza a celebração de convênio da Eletrobrás garantindo recursos à CHESF para que implante linha de transmissão elétrica, de 235 KW, de São José do Piauí até Eliseu Martins.

Esta obra reveste-se de grande importância para o Piauí. O Governo do Estado dela necessita para que, por meio de sua empresa de energia, Cepisa, possa implantar, em 69 KW, a linha complementar - de responsabilidade do Estado - que ligará Eliseu Martins a Redenção da Gurguéia.

Com estes trabalhos, a cargo da CHESF, a que o Presidente acaba de garantir os recursos, e da Cepisa, o suporte elétrico de todo o Sul piauiense ficará resolvido, dotando tanto a região do Gurguéia quanto a do Vale do Parnaíba de energia de boa qualidade. Evitam-se assim os constantes desligamentos da rede, as quedas de tensão, a queima de eletrodomésticos; possibilita-se ainda a instalação de equipamentos agroindustriais.

O Sul do Piauí é uma região promissora, com excelentes perspectivas de desenvolvimento. Faltam-lhe investimentos.

Gostaríamos de destacar a participação do Ministro das Minas e Energia, Dr. Raimundo Brito, nesta importante medida que o Governo Federal acaba de tomar e que contribui decisivamente para o aproveitamento do potencial da região. Sendo da Bahia, nosso vizinho portanto, e tendo exercido inclusive a Secretaria de Obras de seu Estado, conhece bem as potencialidades a que nos referimos e, assim, muito colaborou para a concretização desse evento.

Ressaltamos, ainda, o êxito de uma postura que sempre defendemos: a união das forças políticas do Piauí, acima de questiúnculas que muitas vezes prejudicam o povo. Os Senadores e Deputados Federais, principalmente aqueles conhecedores da realidade do Sul do Piauí, viabilizaram esse empreendimento. A força da bancada federal piauiense reunida, com o apoio do Governador do Estado, foi responsável pela relevante providência que é a celebração do convênio Eletrobrás-CHESF, com a presença honrosa do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/1995 - Página 3504