Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA ALIANÇA FRANCESA NO ESTADO DE SERGIPE.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA ALIANÇA FRANCESA NO ESTADO DE SERGIPE.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/1995 - Página 3475
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LINGUA ESTRANGEIRA, ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última segunda-feira, no Estado de Sergipe, houve a comemoração dos 40 anos de existência da Aliança Francesa. Na realidade, a Associação Cultural Franco-Brasileira foi fundada, oficialmente, em 25 de fevereiro de 1955, reconhecida de utilidade pública em 12 de novembro de 1965 e, graças à dedicação de seus presidentes, associados, diretores, professores e funcionários, continua a divulgar no nosso Estado a língua e a cultura francesas, beneficiando, assim, a sociedade sergipana com um eficiente intercâmbio cultural entre a França e o Brasil.

Participando dessas comemorações alusivas aos 40 anos da Aliança Francesa, no Estado de Sergipe, estiveram presentes à solenidade, realizada na sede daquela instituição, o Cônsul Honorário da França no Estado de Sergipe, Dr. Lucien Ganjac; o Cônsul-Geral, M. Raymond Petit; o Diretor-Geral das Alianças no Brasil, M. Hervé Brocard; além de outras autoridades ligadas ao funcionamento daquela modelar instituição.

Na verdade, Sr. Presidente, a Aliança Francesa cumpre um papel preponderante ao abrir as suas portas para a juventude se atualizar nos conhecimentos da língua francesa, como também promove um intercâmbio mais do que necessário entre o Brasil e aquela grande nação amiga, a França. Todos sabemos a contribuição que deram os francesas ao aperfeiçoamento da democracia, à conquista da liberdade e também ao fortalecimento da cultura mundial. A França é um esteio do desenvolvimento da sociedade universal.

Por isso, Sr. Presidente, não poderia deixar de registar esse acontecimento singular, porque uma entidade de um Estado pequeno como o nosso, o Estado de Sergipe, que permanece funcionando de forma ininterrupta durante 40 anos, promovendo a cultura, promovendo a educação da nossa juventude, merece da nossa parte a homenagem e a consideração do Poder Legislativo.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/1995 - Página 3475