Pronunciamento de Antonio Carlos Valadares em 22/11/1995
Discurso no Senado Federal
COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA ALIANÇA FRANCESA NO ESTADO DE SERGIPE.
- Autor
- Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
- Nome completo: Antonio Carlos Valadares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA ALIANÇA FRANCESA NO ESTADO DE SERGIPE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/11/1995 - Página 3475
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LINGUA ESTRANGEIRA, ESTADO DE SERGIPE (SE).
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última segunda-feira, no Estado de Sergipe, houve a comemoração dos 40 anos de existência da Aliança Francesa. Na realidade, a Associação Cultural Franco-Brasileira foi fundada, oficialmente, em 25 de fevereiro de 1955, reconhecida de utilidade pública em 12 de novembro de 1965 e, graças à dedicação de seus presidentes, associados, diretores, professores e funcionários, continua a divulgar no nosso Estado a língua e a cultura francesas, beneficiando, assim, a sociedade sergipana com um eficiente intercâmbio cultural entre a França e o Brasil.
Participando dessas comemorações alusivas aos 40 anos da Aliança Francesa, no Estado de Sergipe, estiveram presentes à solenidade, realizada na sede daquela instituição, o Cônsul Honorário da França no Estado de Sergipe, Dr. Lucien Ganjac; o Cônsul-Geral, M. Raymond Petit; o Diretor-Geral das Alianças no Brasil, M. Hervé Brocard; além de outras autoridades ligadas ao funcionamento daquela modelar instituição.
Na verdade, Sr. Presidente, a Aliança Francesa cumpre um papel preponderante ao abrir as suas portas para a juventude se atualizar nos conhecimentos da língua francesa, como também promove um intercâmbio mais do que necessário entre o Brasil e aquela grande nação amiga, a França. Todos sabemos a contribuição que deram os francesas ao aperfeiçoamento da democracia, à conquista da liberdade e também ao fortalecimento da cultura mundial. A França é um esteio do desenvolvimento da sociedade universal.
Por isso, Sr. Presidente, não poderia deixar de registar esse acontecimento singular, porque uma entidade de um Estado pequeno como o nosso, o Estado de Sergipe, que permanece funcionando de forma ininterrupta durante 40 anos, promovendo a cultura, promovendo a educação da nossa juventude, merece da nossa parte a homenagem e a consideração do Poder Legislativo.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.