Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 05/12/1995
Discurso no Senado Federal
ENCAMINHANDO A MESA, OFICIO, SOBRE ENTREVISTA DO SECRETARIO DO COMERCIO DO GOVERNO AMERICANO, SR. RON BROWN, COM REFERENCIA AO PROJETO SIVAM.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- ENCAMINHANDO A MESA, OFICIO, SOBRE ENTREVISTA DO SECRETARIO DO COMERCIO DO GOVERNO AMERICANO, SR. RON BROWN, COM REFERENCIA AO PROJETO SIVAM.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/12/1995 - Página 4761
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, OFICIO, RELAÇÃO, DECLARAÇÃO, RON BROWN, SECRETARIO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), REFERENCIA, CONGRESSISTA, BRASIL.
O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encaminho ao Exmº Sr. Senador José Sarney, Presidente do Senado Federal, o seguinte ofício:
"Prezado Senhor Presidente:
Em 30 de novembro último, a imprensa publicou entrevista do Secretário de Comércio do Governo dos EUA, Ron Brown, segundo o qual "associados (dos perdedores) no Parlamento brasileiro estão tentando atrasar (a finalização do processo) na esperança de descarrilar o Projeto e conseguir sua revisão".
Considero da maior importância que Vossa Excelência, conforme já informou à imprensa, solicite ao Ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, que interpele o Governo Americano sobre as declarações referentes ao Projeto SIVAM que constituem acusação velada e ofensiva a parlamentares brasileiros. A quem estava se referindo o Secretário Ron Brown? É preciso que explicite exatamente o conteúdo de sua grave denúncia.
A defesa do interesse público não pode ser confundida com a defesa de quaisquer interesses comerciais de empresas ou instituições de quaisquer países.
Atenciosamente"
Sr. Presidente, esse é o ofício que encaminho ao Presidente José Sarney.