Discurso no Senado Federal

SAUDAÇÃO AO PRESIDENTE DO SENADO DA SUIÇA, SR. NIKLAUS KUCHER, POR SUA PRESENÇA NO PLENARIO DA CASA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SAUDAÇÃO AO PRESIDENTE DO SENADO DA SUIÇA, SR. NIKLAUS KUCHER, POR SUA PRESENÇA NO PLENARIO DA CASA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/1995 - Página 2657
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, NIKLAUS KUCHER, PRESIDENTE, SENADO, PAIS ESTRANGEIRO, SUIÇA, PRESENÇA, PLENARIO, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dá-nos a honra da sua visita - e V. Exª fez muito bem em introduzi-lo no plenário desta Casa - o Presidente do Senado da Suíça.

            A República Suíça, das mais democráticas do mundo, fez questão de vir até aqui ver o novo Brasil e, sobretudo, participar do grande momento que vive o Congresso brasileiro.

            Hoje, o Presidente do Senado da Suíça, através da sua Embaixadora, pôde sentir a pulsação do Brasil nas duas Casas do Congresso. Isso é muito importante, porque é a nova imagem deste País, que estamos construindo e que eles sentem ser outro país, em todos os sentidos democrático. Como os países democráticos do mundo, está-se fazendo o Brasil de hoje.

            Para nós também é extremamente honroso que venha até aqui um homem das qualidades do Presidente do Parlamento Suíço, que fez sua carreira, embora ainda jovem, toda ela construída no Parlamento, nos degraus da democracia, e experimentando também cargos no Executivo, mas sempre fiel à democracia e ao Parlamento da sua terra.

            Por isso, na visita que fez, há poucos instantes, ao gabinete de V. Exª, Sr. Presidente, ele traduziu o interesse de incrementar ainda mais as relações, não só políticas, como comerciais, da Suíça com o Brasil. Se hoje já é o quinto país em importância comercial com o nosso País, poderemos ainda fazê-la maior, graças aos entendimentos que estão em curso.

            V. Exª traz até nós o Presidente do Parlamento Suíço. A sua dinâmica Embaixadora mostra os vários aspectos do nosso País. Tenho certeza de que ele hoje sente, aqui, através dos Parlamentares brasileiros das duas Casas do Congresso, principalmente de V. Exª e do Senado da República, a democracia do Brasil. E é em nome dessa democracia, em nome de V. Exª e do Senado que saúdo a grande Nação Suíça. (Muito bem! Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/1995 - Página 2657