Discurso no Senado Federal

ANALISE DA EVOLUÇÃO DO PSB NO BRASIL. REALIZAÇÃO DO QUARTO CONGRESSO ESTADUAL DO PARA E DO CONGRESSO NACIONAL DO PSB, RESPECTIVAMENTE, EM BELEM E RECIFE.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • ANALISE DA EVOLUÇÃO DO PSB NO BRASIL. REALIZAÇÃO DO QUARTO CONGRESSO ESTADUAL DO PARA E DO CONGRESSO NACIONAL DO PSB, RESPECTIVAMENTE, EM BELEM E RECIFE.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/1995 - Página 2701
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ANALISE, HISTORIA, EVOLUÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PROGRAMA, CONGRESSO ESTADUAL, CONGRESSO, AMBITO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB).

            O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estamos tendo, neste próximo fim de semana e no seguinte, dois fatos de grande importância para o Partido Socialista Brasileiro.

            O PSB foi fundado em 1946, já defendendo o programa do socialismo democrático. Foi extinto em 1966 pela ditadura militar, reconstruindo-se a partir de 1985. Cresce, ao longo do tempo, pela sua coerência, pelo seu esforço na luta contra a injustiça e na busca da igualdade social. Elegemos, em 1986, apenas um Deputado Federal em todo o País. Na eleição de 1990, fizemos 11 Deputados Federais. Na eleição de 1994, elegemos 15 Deputados Federais e, pela primeira vez, um Senador da República. Temos hoje dois Governadores que são nomes extremamente respeitados em todo este País: Governador Miguel Arraes, de Pernambuco - que inclusive é o Presidente Nacional do nosso Partido - e o Governador João Alberto Capiberibe, do Estado do Amapá. Ainda nas eleições de 1992, elegemos os Prefeitos da Capital de São Luís e de Maceió, Capital do Estado de Alagoas. Temos, em coligação com o PT, em vários Estados deste País, dois Vice-Governadores e vários Vice-Prefeitos de capitais. Portanto, é um Partido que cresce a cada dia.

            Gostaria de registrar que, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, estará se realizando em Belém o 4º Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro. Teremos a satisfação de contar com delegações de 106 municípios, dos 128 que o Estado do Pará possui. Trata-se, assim, de um Partido que está organizado na quase totalidade dos municípios desse Estado. Além dessas lideranças municipais, lideranças sindicais, lideranças populares, Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, contaremos com a presença de Deputados Estaduais, vários Deputados Federais e - registre-se - a presença especial de três Governadores de Estado: o Governador Miguel Arraes, o Governador João Alberto Capiberibe e o próprio Governador do Estado do Pará, Almir Gabriel, que também foi Senador da República e que foi aliado do Partido Socialista Brasileiro nas eleições de 1994.

            Os temas básicos da discussão que será feita pelos nossos delegados serão: O PSB e o Panorama Nacional; A Avaliação da Participação do PSB nos Governos Estaduais e Prefeituras Municipais e, finalmente o mais importante, O Projeto Político da Esquerda Socialista. Esses debates serão feitos em nível de Estado, para levarmos a posição do Pará ao Congresso Nacional do Partido, que se realizará em Recife nos dias 16, 17 e 18 deste mês. Esse evento contará com a participação de todos os Estados do País. Também estão convidados representantes de partidos de esquerda de todo o mundo; já há confirmação de vários países, inclusive de suas embaixadas aqui no Brasil.

            Gostaria de registrar este novo momento que vive o Partido Socialista Brasileiro. Tivemos a satisfação de receber, recentemente, nas nossas fileiras, o Senador Antonio Carlos Valadares, que, no próximo dia 10, ingressa oficialmente no Partido, junto com um Deputado Federal, três Deputados Estaduais, vários Prefeitos e Vereadores do seu Estado.

            Portanto, registro este momento como de grande importância, em que o PSB muda sua Direção Nacional e apresenta-se à Nação como um Partido que busca representar os excluídos da sociedade e levar àqueles que não têm a compreensão da importância da participação no processo político que existe uma alternativa para a qual estamos abertos. Como partido político, somos instrumento de luta desses trabalhadores. A nossa compreensão é de que só se muda a sociedade com luta política. Infelizmente, a maioria do povo brasileiro ainda não chegou a esse nível de compreensão. Estamos trabalhando no sentido de mostrar ao povo, principalmente ao trabalhador menos organizado deste País, àquele que se contenta às vezes com pouca coisa, ao que não protesta, ao que não tem a visão da grave injustiça existente na nossa pátria, que existe um caminho para mudar essa situação: o da luta política. Evidentemente, nós, do PSB, somos uma parte desse instrumento da luta, já que existem partidos muito próximos, como o PT, o PPS, o PCdoB.

            Queremos, pois, fortalecer cada vez mais a luta do povo. Com fé e esperança, acreditamos que, no futuro, conseguiremos transformar a realidade deste País.

            Deixo, pois, com muita satisfação, registrados esses dois eventos que considero da maior importância para o PSB, para o povo do Pará e, inclusive, para todo o Brasil.

            Gostaria também de deixar registrado nos Anais do Congresso o programa dos congressos estadual e nacional.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/1995 - Página 2701