Discurso no Senado Federal

RETOMADA DOS TRABALHOS DE DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-381, A FERNÃO DIAS, QUE LIGA O SUL DE MINAS GERAIS AO ESTADO DE SÃO PAULO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • RETOMADA DOS TRABALHOS DE DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-381, A FERNÃO DIAS, QUE LIGA O SUL DE MINAS GERAIS AO ESTADO DE SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/1995 - Página 3770
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, RETOMADA, TRABALHO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), BENEFICIAMENTO, ECONOMIA, BRASIL, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro, com grande satisfação, a retomada dos trabalhos de duplicação da rodovia BR-381, a Fernão Dias, que liga o Sul de Minas Gerais ao Estado de São Paulo.

Trata-se da maior obra rodoviária isolada hoje em execução no país. Os serviços agora retomadas referem-se ao trecho mineiro da BR 383, que tem 434 quilômetros de extensão.

Minas saiu à frente de São Paulo no reinício da obra, já que a concorrência para a construção do trecho paulista, de apenas 86 quilômetros, ainda não foi concluída.

A primeira etapa da obra garantirá a duplicação de 217 quilômetros entre as cidades de Betim e Nepomuceno, divididos em sete lotes.

O custo total da obra é de US$ 163 milhões, recursos já assegurados pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - e pelas contrapartidas da União e do Estado de Minas, verbas já devidamente alocadas nos orçamentos respectivos do próximo ano.

A duplicação da Fernão Dias é de extraordinária importância para o desenvolvimento do Sul mineiro, cuja produção terá seu acesso facilitado pela melhoria das condições de transporte, inclusive seu custo mais reduzido.

Para Minas é um sonho que se torna realidade. A BR 381 é a principal via de escoamento da produção regional, ligando o Sul do Estado aos maiores mercados consumidores do país.

As obras dessa rodovia ultrapassam os interesses de Minas e São Paulo e trazem benefícios para todo o País.

Com a duplicação da BR-381, os Estados do Norte e Nordeste terão acesso fácil e seguro ao Mercosul - o Mercado Comum dos Países do Cone Sul - encurtando a distância entre o sertão e a prosperidade.

Todos esses motivos, Sr. Presidente, me levam a congratular-me com todos os mineiros e ardentemente desejar que essa grande obra de engenharia se transforme em efetivo instrumento de progresso, desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida da população.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/1995 - Página 3770