Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

REALIZAÇÃO DO I FORUM SOBRE CRIME SEM FRONTEIRAS, PATROCINADO PELA UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO. COMBATE DO CRIME ORGANIZADO.

Autor
Romeu Tuma (S/PARTIDO - Sem Partido/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • REALIZAÇÃO DO I FORUM SOBRE CRIME SEM FRONTEIRAS, PATROCINADO PELA UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO. COMBATE DO CRIME ORGANIZADO.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/1995 - Página 1805
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONCLAVE, DEBATE, DIFICULDADE, ALCANCE, EFICIENCIA, LEGISLAÇÃO, COMBATE, CRIME ORGANIZADO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • NECESSIDADE, URGENCIA, LEGISLAÇÃO, EFICIENCIA, COMBATE, CRIME ORGANIZADO, PROTEÇÃO, TESTEMUNHA DA ACUSAÇÃO.

            O SR. ROMEU TUMA -( SP. Para uma comunicação urgente. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comunico a esta Casa, momentos após o angustiante discurso do Senador Valmir Campelo sobre o problema de segurança, que a Universidade Cidade de São Paulo realizou durante esta semana o I Fórum Sobre o Crime sem Fronteiras, com o objetivo de expor aos participantes, juízes, membros do Ministério Público, policiais e estudantes de Direito, as dificuldades encontradas no caminho dos ajustes legais necessários para o alcance de uma legislação eficiente na luta contra o crime organizado.

            O evento teve lugar em São Paulo e Brasília, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Doutor Romildo Bueno de Souza, digno Presidente do Superior Tribunal de Justiça - STJ.

            A presença da Srª Maria Falcone, irmã do juiz Giovani Falcone, considerado mártir na luta contra a máfia na Itália, e do juiz Giaunicola Sinesi, que trabalhou com o juiz Falcone, abrilhantou o evento, contribuindo para o alcance dos objetivos propostos.

            O Fórum de Debates apresentou um quadro que destaca a importância de uma legislação eficiente no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, proteção à testemunha e outros. Essa temática foi também objeto de debate na última Assembléia Geral da INTERPOL, transcorrida em Pequim, da qual participei, e cujo relatório estou ultimando para apresentação à Casa.

            Informo ainda que, com sede em Paris e participação de 26 países, foi criado um organismo voltado à permanente troca de informações e aprimoramento de legislação. Guardamos expectativa quanto à adesão do Brasil a esse instituto, que seria um elemento a mais para evitar o isolamento na luta contra o crime organizado, que é transnacional.

            A Srª Falcone esteve hoje em visita à Presidência desta Casa, tendo o Presidente José Sarney a oportunidade de fazer ver à distinta comitiva a condição do Senado, assim como do Congresso Nacional, de verdadeira trincheira contra o crime, e que o Parlamento brasileiro está pronto para alterar e criar novos dispositivos legais, buscando evitar o crescimento do crime organizado e combatê-lo no ponto em que se encontra.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/1995 - Página 1805