Discurso no Senado Federal

OPERAÇÃO DE TERRAS POR 900 FAMILIAS, NO ULTIMO DIA 28, DA USINA SANTA CLARA, MUNICIPIO DE CAPELA-SE. APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES PARA QUE SEJA VIABILIZADA A DESAPROPRIAÇÃO DA AREA REFERIDA.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • OPERAÇÃO DE TERRAS POR 900 FAMILIAS, NO ULTIMO DIA 28, DA USINA SANTA CLARA, MUNICIPIO DE CAPELA-SE. APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES PARA QUE SEJA VIABILIZADA A DESAPROPRIAÇÃO DA AREA REFERIDA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/1995 - Página 4347
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), VIABILIDADE, AGILIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, ZONA RURAL, ESTADO DE SERGIPE (SE), CONCESSÃO, AREA, TRABALHADOR RURAL, FAMILIA, SEM-TERRA.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria apenas de fazer um breve comunicado a respeito do episódio ocorrido no meu Estado e que espero não venha a ter os mesmos desdobramentos trágicos de Corumbiara, no Paraná, e em outros Estados. Refiro-me a novecentas famílias que, no último dia 28, ocuparam terras da Usina Santa Clara, no Município de Capela, Estado de Sergipe. Trata-se de uma propriedade de 4.025 hectares, totalmente improdutiva. Desativada há alguns anos, essa usina é de propriedade de alguns barões do meu Estado, com influência política. Essa desativação agravou ainda mais o desemprego e a situação dos trabalhadores na região de todo o Vale do Cotinguiba, abrangendo o Município de Capela, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Carmópolis e outros.

Desejo registrar que essa ocupação não foi do tipo que a imprensa costuma classificar como ocupação "na calada da noite", com trabalhadores armados invadindo terras. Foi realizada uma assembléia, no ginásio do Município de Capela, que durou dois dias. Nela estiveram presentes diversas personalidades, inclusive a Prefeita do Município de Capela, pessoa que não pertence ao meu Partido, tampouco a Partido de esquerda. No entanto, esteve presente, porque é conhecedora da trágica situação em que os trabalhadores estão vivendo e da própria situação de penúria do seu Município. S. Sª esteve lá para dar o seu apoio à luta dessas 900 famílias de trabalhadores.

Esperamos que o INCRA, que o Governo Federal e o Governo do Estado possibilitem e façam gestão do sentido da agilização da desapropriação desses 4.025 hectares dessa usina, para que essas famílias de trabalhadores rurais sem terra possam começar a plantar e a produzir para o seu sustento e para o desenvolvimento do nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/1995 - Página 4347