Discurso no Senado Federal

DANDO CONHECIMENTO A CASA DE IMPORTANTE ATO ASSINADO ONTEM PELO VICE-PRESIDENTE DA BOLIVIA, SR. VICTOR AVEGIO CARDENAS, GARANTINDO A ADESÃO DESTE PAIS AO MERCOSUL. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • DANDO CONHECIMENTO A CASA DE IMPORTANTE ATO ASSINADO ONTEM PELO VICE-PRESIDENTE DA BOLIVIA, SR. VICTOR AVEGIO CARDENAS, GARANTINDO A ADESÃO DESTE PAIS AO MERCOSUL. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/1995 - Página 5384
Assunto
Outros > MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ASSINATURA, ATO INTERNACIONAL, VICE-PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, COMPROMISSO, INTEGRAÇÃO, NUCLEO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), IMPORTANCIA, INGRESSO, ESTADOS MEMBROS, ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE INTEGRAÇÃO (ALADI), REFORÇO, ORGANISMO INTERNACIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assomo a tribuna, em nome do PFL, para registrar a importância do ato assinado ontem pelo Vice-Presidente da Bolívia, Sr. Victor Hugo Cardenas, que garante a adesão da Bolívia ao MERCOSUL. Esse ato, assinado ontem, gera o compromisso de até junho de 96, a Bolívia integrar junto com o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina o núcleo do MERCOSUL.

É uma questão da maior importância, até porque, sendo como é a Bolívia, um país membro da ALADI - Associação Latino Americana de Integração, e fazendo parte do Grupo Andino, a sua entrada, junto com as negociações da entrada da Venezuela, dão uma condição de ampliação e fortalecimento ao MERCOSUL em caráter muito próximo.

Como Senador membro da Comissão do MERCOSUL que busca permanentemente, a nível da Amazônia, o ingresso da Venezuela e dos países do Grupo Andino no MERCOSUL, registro esse fato da maior importância, nos Anais da Casa, dizendo que para o nosso continente é muito importante, que cada vez mais o MERCOSUL se fortaleça e se agregue como corporação dos países que vão buscar em conjunto o desenvolvimento.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/1995 - Página 5384