Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONTRADITANDO O SENADOR EDUARDO SUPLICY, EM QUESTÃO DE ORDEM SUSCITADA A RESPEITO DE ESCLARECIMENTOS DE ARTIGOS DO REGIMENTO.

Autor
Bernardo Cabral (S/PARTIDO - Sem Partido/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • CONTRADITANDO O SENADOR EDUARDO SUPLICY, EM QUESTÃO DE ORDEM SUSCITADA A RESPEITO DE ESCLARECIMENTOS DE ARTIGOS DO REGIMENTO.
Publicação
Publicação no DSF de 24/01/1996 - Página 795
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • DISCORDANCIA, QUESTÃO DE ORDEM, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, RELAÇÃO, COMPETENCIA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), COMISSÃO ESPECIAL, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM), CANCELAMENTO, DEPOIMENTO, IVAN FROTA, BRIGADEIRO.

O SR. BERNARDO CABRAL ( AM. Para contraditar. Sem revisão do orador.) - Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero desdobrar a manifestação do eminente Senador Eduardo Suplicy e ficar na primeira parte.

A preocupação de S. Exª é que, em tendo havido uma decisão do Presidente da Comissão de Relações Exteriores, suspendendo a sessão, abruptamente ou não, isso não poderia ter acontecido porque havia uma convocação por parte da Comissão. Essa é a premissa.

Sr. Presidente, a Presidência da Comissão de Relações Exteriores decidiu e, naquele instante da decisão, cabia levantar uma questão de ordem. A partir do momento em que essa questão de ordem fosse decidida, se porventura indeferida pelo Presidente da Comissão de Relações, caberia recurso para o Plenário. Estou apoiado no art. 405 do Regimento Interno.

Ora, é evidente que essa questão de ordem do Senador Eduardo Suplicy está formulada a destempo. No meu entender, não há mais como V. Exª acolhê-la sequer para traçar um rumo à Presidência da Comissão de Relações Exteriores no sentido de reverter a posição. Quando muito, o que V. Exª poderá acolher é uma decisão do Plenário para futuros acontecimentos dessa ordem. Ainda assim, Sr. Presidente, penso que neste episódio o assunto está superado e a Mesa não tem mais como revertê-lo.

É a contradita, a contragosto, sem entrar no mérito; a contragosto, Sr. Presidente, porque hoje vi tantas formas de fulminar o Regimento nesta Casa que estou preocupado que não continue a sessão até o final assim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/01/1996 - Página 795