Pronunciamento de Valmir Campelo em 19/01/1996
Discurso no Senado Federal
APELO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES, OBJETIVANDO A DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-060, QUE LIGA BRASILIA A CIDADE DE ANAPOLIS, NO ESTADO DE GOIAS.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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POLITICA DE TRANSPORTES.:
- APELO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES, OBJETIVANDO A DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-060, QUE LIGA BRASILIA A CIDADE DE ANAPOLIS, NO ESTADO DE GOIAS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/01/1996 - Página 648
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
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- SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), PRIORIDADE, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, OBJETIVO, REDUÇÃO, ACIDENTE DE TRANSITO, AUMENTO, CAPACIDADE, ESCOAMENTO, TRANSITO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, ABASTECIMENTO, DISTRITO FEDERAL (DF), INTEGRAÇÃO, PAIS.
O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde a época do Império, os nossos idealistas já aspiravam pela transferência da Capital Federal para o interior do País. O ânimo que movia os sentimentos daqueles patriotas era um só: a esperança de ver o País integrado em todas as suas regiões.
Os precursores da idéia acreditavam que somente o adensamento populacional dos grandes sertões do Norte e do Centro-Oeste seriam capazes de garantir a segurança nacional e evitar as possíveis invasões estrangeiras. Acreditavam também que o País não apenas se resguardaria das cobiças externas, mas que também ficaria mais rico.
Tinham absoluta certeza de que o fluxo de desenvolvimento gerado pela Capital no oeste iria permitir uma melhor exploração das riquezas que moviam o sistema econômico da época. Aquele anseio profético, nutrido por mais de dois séculos, enfim foi realizado. Com a construção de Brasília, o País cresceu imensamente em direção aos quatro ventos. O adensamento populacional almejado foi atingido e outras formas de aproveitamento do solo foram desenvolvidas.
O cerrado, que antes era considerado como terra sem valor, hoje desponta como o maior potencial agricultável do mundo. Há quem diga, inclusive, que o Brasil, no futuro que se aproxima, será a salvação mundial em termos de produção de alimentos. Isso porque as terras do cerrado brasileiro, de topografia excelente e de indiscutível qualidade, serão capazes de garantir a produção de alimentos necessária para o abastecimento de todo o planeta.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apesar disso, o sucesso da tão sonhada integração nacional depende substancialmente das comunicações rodoviárias.
Quanto às condições das estradas brasileiras, seu estado deplorável lança-nos num mundo de aventuras não menos perigoso do que os jogos de roleta russa.
As nossas estradas, ressalvadas as honrosas exceções, apresentam-se deterioradas e sem a mínima condição de dar vazão ao trânsito.
Muito se discute sobre o estado de conservação das estradas. Brasília e seu entorno, também, muito padecem desse mal, mas um dos maiores pesadelos que sufoca o viajante das estradas que dão acesso à Capital da República é o problema da vazão do trânsito.
É de dar pena, mas Brasília encontra-se limitada na sua vocação de pólo irradiador de desenvolvimento em função da real falta de capacidade de escoamento do trânsito nas estradas que a comunicam com o resto do País.
Um dos maiores problemas nesse sentido é a BR-060, que interliga a Capital Federal principalmente com a região Centro-Oeste e as regiões Norte e Nordeste do País.
O trecho dessa rodovia entre Brasília e Anápolis, no Estado de Goiás, está praticamente intrafegável. Automóveis de passageiros disputam o trânsito com ônibus e caminhões de carga pesada. A via de mão simples apresenta-se em precário estado de conservação e figura entre as estradas mais perigosos do País. Naquele trecho, o emblema da morte é visível e está simbolizado nas centenas e centenas de cruzes afixadas nas margens da rodovia em referência às vidas ali encerradas.
A maior parte do material de construção aplicado no Distrito Federal passeia necessariamente naquele trecho: tijolos de Anápolis, madeira do Pará, cereais de Goiás e Tocantins e uma infinidade de mercadoria de alto valor econômico e de inestimável relevância social.
Sr. Presidente, convencido de que a BR-060 representa um fator necessário para o sucesso tão almejado da integração do Brasil, gostaria de fazer um apelo expresso ao Ministro dos Transportes para que dê prioridade na duplicação dessa rodovia, principalmente no referido trecho entre Brasília e Anápolis. Somente assim conseguiremos garantir a continuidade do progresso na região e ter a certeza de que será poupada a vida daqueles que, diuturnamente, trafegam por aquela rodovia, contribuindo para a construção de um Brasil melhor.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.