Pronunciamento de Ronaldo Cunha Lima em 23/01/1996
Discurso no Senado Federal
POSSE DE DOM MARCELO PINTO CAVALHEIRA COMO ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DA PARAIBA.
- Autor
- Ronaldo Cunha Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Ronaldo José da Cunha Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- POSSE DE DOM MARCELO PINTO CAVALHEIRA COMO ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DA PARAIBA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/01/1996 - Página 806
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, POSSE, ARCEBISPO, ESTADO DA PARAIBA (PB).
- HISTORIA, BIOGRAFIA, ARCEBISPO, ESTADO DA PARAIBA (PB).
O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Paraíba recebe desde o dia 14 de janeiro deste ano da graça, as bênçãos eclesiásticas de um novo Pastor. A comunidade católica, de uma forma especial, e a sociedade como um todo, rende graças à posse de Dom Marcelo Pinto Cavalheira como Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.
Dom Marcelo seguirá os caminhos tão bem traçados por Dom José Maria Pires ao longo de sua permanência frente a Igreja Católica nosso Estado. De Dom José, há muito o que se dizer. Suas prédicas são parte da história do Brasil. Sua atividade social sempre foi intensa com prevalência para os momentos de agonia comunitária, quando poucos se atreviam a proteger os perseguidos. Modernamente, engajou-se na Igreja que prefere à proteção aos pobres sem excluir os demais seguimentos sociais. A Paraíba, sentirá a sua falta, mas sabe que Dom "Pelé" é permanência garantida nos momentos da necessidade. São iluminações que se irradiam de qualquer lugar para todo mundo.
Dom Marcelo, egresso da Diocese de Guarabira, que tem Padroeira Nossa Senhora da Luz, é a própria personificação do carisma. É uma luz a conduzir a fé e é a fé reanimando vidas. Sempre foi ligado aos interesses sociais das áreas onde dedicou-se à atividade religiosa. Sua vida é um exemplo de prestação espiritual, desde as atividades primeiras nos cursos de formação sacerdotal, com a ordenação em 1953, até ao Episcopado em 1975.
O magistério eclesiástico o destaca em duas variantes perpétuas: o apoio à juventude e o engajamento com os problemas sociais.
Na diocese de Guarabira, Dom Marcelo soube enfrentar os problemas dos trabalhadores rurais e as questões, sempre presentes, dos problemas fundiários. A história da luta pela terra tem em Dom Marcelo uma expressão legítima na defesa dos oprimidos, com coragem e com equilíbrio, com firmeza e com prudência.
Homem de letras, soube expressar sua cultura na produção de sermões com rigorosa sabedoria e amparo lingüístico.
Sua atividade eclesiástica também é reconhecida no Brasil e no mundo. Assim é que foi agraciado com o título de Personalidade do Ano pelo Grande Júri de França, comenda recebida em 17 de abril de 1993.
Confortada continuará a Paraíba sob as bênçãos sagradas de Dom Marcelo Pinto Cavalheira, nosso novo Pastor. Que Deus abençoe a alma do Pastor que, agora, é Pastor de todas as nossas almas, paraibana e espiritualmente felizes.
Muito obrigado.