Discurso no Senado Federal

CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO SR. ORLEIR CAMELI, DO ESTADO DO ACRE.

Autor
Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO SR. ORLEIR CAMELI, DO ESTADO DO ACRE.
Publicação
Publicação no DSF de 01/02/1996 - Página 1162
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, CORRUPÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC).
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, SENADOR, BANCADA, ESTADO DO ACRE (AC), ENCONTRO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO.
  • REGISTRO, DEPOIMENTO, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ).

A SRª MARINA SILVA - (PT-AC. Para uma breve comunicação. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente. Agradeço também ao Senador Eduardo Suplicy.

Serei breve. Apenas quero fazer um registro. Infelizmente, o Estado do Acre, com raríssimas exceções, é claro, tem sido manchete nos jornais com notícias bastante desagradáveis, como é o caso da morte do sindicalista Chico Mendes, o assassinato do Governador do Estado do Acre, o trabalho escravo, a ameaça de assassinato de padres, a exploração irregular de madeiras. Atualmente as manchetes dos principais jornais do País referem-se às atitudes do Governador do Estado do Acre, Sr. Orleir Cameli. Vou elencar apenas algumas:

- Cameli: estilo capataz;

- Escândalo no Acre;

- Cameli: um campeão de falcatruas;

- Orleir Cameli é investigado pela polícia;

- Governador do Acre utiliza 4 CPFs;

- Cadeia ou Governo - editorial da Folha de S. Paulo;

- Cameli usa verba secreta para dar mesada a aliados.

Essas manchetes não foram criadas por mim nem pela Oposição aqui do Senado, mas por jornais de circulação nacional, em função das dezoito denúncias que estão hoje na Procuradoria da República. Os documentos referentes a elas formam um volume que pesa 150 quilos. O Governador é acusado de várias irregularidades e improbidades administrativas.

Nós, Senadores do Acre, várias vezes estivemos com o Ministro da Justiça e até mesmo com o Procurador da República, Dr. Geraldo Brindeiro, para pedir que sejam investigadas essas irregularidades; das denúncias que estão na Procuradoria da República, quatro foram acatadas e encaminhadas ao Superior Tribunal de Justiça.

Há uma notícia importante, que desejo registrar desta tribuna: no dia 16 de fevereiro, na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, será ouvido o Governador Orleir Cameli no Inquérito nº 186, que apura o Convênio 001/95, no valor de R$60 mil para recuperação de quinze quilômetros de estrada no Município de Cruzeiro do Sul. Esses recursos foram para a conta particular do empresário Orleir Cameli, que também já foi prefeito da Capital.

Acostumados com notícias ruins, consideramos esta alvissareira, pelo menos do ponto de vista da Justiça. Temos esperanças de que sejam feitas as devidas apurações e que seja ouvido o Governador, até para que ele tenha amplo direito de defesa, como prevê a Constituição Federal. Não é desejo da Oposição nem de ninguém que ele seja prejulgado. As denúncias feitas pelos Senadores, pelos representantes da sociedade civil e pela sociedade de modo geral são bastantes contundentes. Com certeza, Haverá peça mais do que suficiente para que o Governador pague pelos erros que cometeu.

Gostaria de reiterar que, no dia 16 de fevereiro, na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, será ouvido o depoimento do Governador do Estado do Acre, Orleir Cameli, a respeito do repasse de dinheiro público para a sua conta particular.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/02/1996 - Página 1162