Discurso no Senado Federal

SOLICITAÇÃO DE VARIOS SRS. SENADORES, AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, DE EXPLICAÇÕES QUANTO AO MERITO DO PROJETO SIVAM. COMENTARIOS A ENTREVISTA DO COORDENADOR DO SIVAM, BRIGADEIRO GUIDO DE RESENDE SOUSA, PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).:
  • SOLICITAÇÃO DE VARIOS SRS. SENADORES, AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, DE EXPLICAÇÕES QUANTO AO MERITO DO PROJETO SIVAM. COMENTARIOS A ENTREVISTA DO COORDENADOR DO SIVAM, BRIGADEIRO GUIDO DE RESENDE SOUSA, PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 01/02/1996 - Página 1163
Assunto
Outros > SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
Indexação
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, SENADOR, ESCLARECIMENTOS, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RELAÇÃO, PROJETO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREVISTA, BRIGADEIRO, COORDENADOR, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM), RELAÇÃO, ESCOLHA, EMPRESA ESTRANGEIRA, IMPLANTAÇÃO, PROJETO.
  • DUVIDA, LEGALIDADE, ATO, MINISTERIO DA AERONAUTICA (MAER), CRIAÇÃO, COMISSÃO, LICITAÇÃO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Projeto de Resolução que autoriza o Estado do Mato Grosso a emitir títulos, visando à rolagem de sua dívida mobiliária vencível no primeiro semestre, foi introduzida na Ordem do Dia por ato do Presidente da Mesa, em decorrência do art. 172, inciso II, alínea "d", por faltarem menos de 20 dias para o término do projeto. No caso, essa circunstância fica caracterizada pelo vencimento dos cinco primeiros lotes de títulos da dívida mobiliária do Estado em 1º de fevereiro. Cabe salientar que essa tramitação nos é imposta em função do exíguo prazo com que o ofício do Banco Central foi encaminhado ao Senado.

Tendo recebido a solicitação do Governo do Estado em 3 de novembro, o Banco Central manifestou-se em 15 de dezembro, através do Ofício nº S/75, de 1995, recebido recentemente pelo Senado. A razão desse atraso pode estar na dificuldade de enquadramento do pleito do Estado às normas vigentes, visto que o Governo não honrou, em novembro, as parcelas de sua dívida contratual com a União, decorrentes da Lei nº 8.727/93.

Conhecemos os problemas por que passam Estados e Municípios para ajustarem-se a uma política econômica que dobrou a dívida pública interna brasileira em apenas um ano. E é importante ressaltar que é em grande parte em decorrência dos juros altíssimos que vigoraram ao longo do primeiro ano do Governo Fernando Henrique que está havendo essa duplicação da dívida pública interna.

A autorização é a alternativa única do Estado. No entanto, devemos estar conscientes de que a manutenção dos atuais níveis de juros fará dessa nova emissão uma bomba-relógio capaz de estourar, em pouco tempo, as finanças dos diversos Estados.

Sr. Presidente, com essa ressalva, nós somos a favor da aprovação do projeto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/02/1996 - Página 1163