Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA APROVAÇÃO, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, DE PROJETO DE RESOLUÇÃO DE AUTORIA DO SENADOR JOÃO ROCHA, PARA CONCESSÃO DE GARANTIA A OPERAÇÃO DE CREDITO JUNTO AO PROGRAMA NIPO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CERRADOS PRODECER III.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REGOZIJO PELA APROVAÇÃO, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, DE PROJETO DE RESOLUÇÃO DE AUTORIA DO SENADOR JOÃO ROCHA, PARA CONCESSÃO DE GARANTIA A OPERAÇÃO DE CREDITO JUNTO AO PROGRAMA NIPO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CERRADOS PRODECER III.
Publicação
Publicação no DSF de 01/02/1996 - Página 1118
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, PROJETO, AUTORIZAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), GARANTIA, EMPRESTIMO EXTERNO.
  • SOLUÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO, PLENARIO, SENADO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), APROVAÇÃO, PROJETO, INVESTIMENTO.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB-TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta manhã projeto de resolução de autoria do nobre Senador João Rocha que autoriza o Estado do Tocantins a garantir empréstimo nipo-brasileiro de apoio ao desenvolvimento do cerrado, denominado Prodecer 3.

Este projeto certamente virá a plenário na próxima semana e a aspiração do povo e do Governo tocantinense é de que os nobres Pares desta Casa virão referendar a decisão tomada pela Comissão de Assuntos Econômicos, quando aprova, quando apóia a decisão do Governo do Tocantins de oferecer garantia a essa operação de crédito internacional.

Ora, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Tocantins é um Estado novo, provinciano, cuja economia basicamente está centrada no setor primário e particularmente na agricultura. É imperioso investirmos urgentemente na organização da nossa economia, com vistas a permitirmos o estímulo à produção, a fim de que possamos tirar o Estado da condição de dependência total de fundo de participação. A receita básica do Estado do Tocantins, como também da grande maioria dos seus Municípios - para não dizer de todos -, é proveniente do Fundo de Participação.

É por essa razão, Sr. Presidente, que investimentos dessa natureza, de aporte e de estímulo ao setor produtivo, que visam a produzir bens e riquezas, que visam a dar uma contribuição imensa para a redução do quadro nefasto de desemprego existente no Estado e uma contribuição à vitalização da economia do Tocantins e do Brasil, precisam ser apoiados por esta Casa. Estou seguro de que no momento oportuno, quando tal matéria vier à discussão neste plenário, poderemos contar com a aprovação dos nossos pares para que, dessa forma, buscando estimular a riqueza e produzir bens, o Tocantins estará contribuindo para o fortalecimento da economia nacional.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/02/1996 - Página 1118