Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR NELSON CARNEIRO.

Autor
Bello Parga (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Luís Carlos Bello Parga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR NELSON CARNEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 08/02/1996 - Página 1422
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, NELSON CARNEIRO, EX SENADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. BELLO PARGA (PFL-MA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil está de luto com o trespasse de um dos seus mais importantes e ilustres filhos. Morreu Nelson Carneiro, seguramente um dos políticos e legisladores que maior influência tiveram nos meios e nos costumes desses últimos cinqüenta anos.

O Direito perdeu um dos seus tutores nas lides forenses e nas letras jurídicas. A Política pranteia o líder sereno, o articulador positivo, o homem de voz firme e decidida que sempre primou por deixar em primeiro lugar o seu compromisso com as teses democráticas.

Sr. Presidente, o Parlamento carpe o desaparecimento de um dos seus legisladores mais importantes, o que deixou verdadeiros monumentos no campo do Direito de Família.

Neste momento de dor coletiva, em que a Pátria, consternada, volve os olhos para o sepultamento de Nelson Carneiro hoje no Rio de Janeiro, a Bancada do Maranhão nesta Casa, por meu intermédio, depõe uma coroa funerária no esquife do desaparecido.

Não poderíamos, Sr. Presidente, ficar omissos neste momento e deixar de trazer a solidariedade do nosso estado a esta Casa, que se confundiu com ele e a qual tanto orgulhou como Presidente e como membro de comissões especiais e permanentes.

Sr. Presidente, a dor do Senado é a dor do Maranhão.

Deixo aqui a palavra de saudade de quem com ele conviveu no Senado da República.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/02/1996 - Página 1422