Pronunciamento de Romero Jucá em 12/02/1996
Discurso no Senado Federal
RESPOSTA A TOPICO DO DISCURSO DO SENADOR OSMAR DIAS.
- Autor
- Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
- RESPOSTA A TOPICO DO DISCURSO DO SENADOR OSMAR DIAS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/02/1996 - Página 1721
- Assunto
- Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
- Indexação
-
- RESPOSTA, DISCURSO, OSMAR DIAS, SENADOR, REFERENCIA, POSIÇÃO, ORADOR, VOTAÇÃO, PROJETO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM), OBRIGATORIEDADE, LICITAÇÃO, NECESSIDADE, DISCUSSÃO.
O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Osmar Dias acaba de citar-me. Não sei se o entendi mal. S. Exª alega que eu teria assinado a emenda e que, posteriormente, estaria retirando-a por qualquer tipo de pressão. Não sei se foi esta a conotação que o Senador quis dar.
Em primeiro lugar, quero apenas esclarecer ao Senador Osmar Dias que minha assinatura vale; em segundo lugar, quero dizer-lhe que assinei a sua proposta de emenda porque naquele momento entendia que era de fundamental importância discutir o andamento do Sivam e até fazer um processo novo de licitação, caso não ficasse esclarecida a questão do relatório do Senador Ramez Tebet.
Quero lembrar que naquela conjuntura, quando foi proposta a emenda do Senador Osmar Dias, o próprio Relator falava em dar parecer contrário ao andamento do Sivam. O Senador Antonio Carlos Magalhães encaminhava um processo de investigação da Comissão e julguei que seria importante colocar minha assinatura, mesmo não tendo ainda uma posição definida, para colaborar com o processo de discussão e o processo de investigação da questão do Sivam. Posteriormente à tramitação dessa emenda, o Senador Ramez Tebet, como fiz questão de frisar aqui no aparte ao Senador Geraldo Melo, veio a este Plenário e demonstrou por a + b as questões relativas ao Sivam. Estudos técnicos foram mostrados aqui. Questões nebulosas que tinham sido levantadas pela imprensa, e havia várias versões contraditórias na imprensa, foram esclarecidas. Quero dizer, com muita tranqüilidade ao Senador Osmar Dias e ao Plenário que coloquei a minha assinatura para trazer essa emenda à discussão. Quero dizer também que sou dono do meu voto, sou dono da minha consciência e vou votar da forma que achar que devo votar, em virtude das explicações que estiver recebendo. Ninguém vai conduzir meu voto, nem a favor nem contra.
É muito fácil falar de Sivam. É muito fácil falar de tráfico de drogas na Amazônia, para quem não mora lá. É muito fácil falar de miséria da Amazônia, para quem mora em outras regiões desenvolvidas do País. É muito fácil falar em tráfico de drogas, para quem não vive em regiões onde as meninas estão sendo prostituídas, onde a riqueza do País está sendo roubada e onde o tráfico de drogas está imperando. Eu sou dessa região e por isso tenho responsabilidade para com a Amazônia. Conheço bem as questões da Amazônia. O voto que darei amanhã será um voto consciente e farei questão de defendê-lo em plenário.
Nós vamos discutir questões técnicas sim; vamos discutir questões políticas sim; vamos discutir, inclusive, qual é o compromisso e quais são as análises técnicas do papel das Forças Armadas, que, na verdade, são as guardiãs da segurança do País. Tudo isso tem que ser discutido amanhã. Vou discutir com muita seriedade, com muita independência e vou votar naquilo que acredito.
Quero reafirmar: assinei a emenda para que essa questão fosse discutida, mas não empenhei meu voto, não o prometi a qualquer corrente: nem ao Governo, nem a qualquer segmento que esteja contra o projeto.
Entendo que cada um, depois das explicações e depois dos esclarecimentos, tem de votar com a consciência e de acordo com o compromisso da sua visão de Brasil.
O meu compromisso é com a Amazônia, com o Estado de Roraima e com o País. É por isso que vou votar favoravelmente ao Sivam, independentemente de qualquer patrulhamento ideológico que haja aqui.