Discurso no Senado Federal

CONSTERNAÇÃO PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CAMPINAS, SR. JOSE ROBERTO MAGALHÃES TEIXEIRA, E PELO DESAPARECIMENTO TRAGICO DO GRUPO MUSICAL MAMONAS ASSASSINAS. SATISFAÇÃO COM A POSSIBILIDADE DE ACORDO-QUADRO DE COOPERAÇÃO ENTRE O BRASIL E A FRANÇA, CONSTANDO PRIORIDADE PARA A ZONA FRONTEIRIÇA ENTRE O ESTADO DO AMAPA E A GUIANA FRANCESA.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.:
  • CONSTERNAÇÃO PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CAMPINAS, SR. JOSE ROBERTO MAGALHÃES TEIXEIRA, E PELO DESAPARECIMENTO TRAGICO DO GRUPO MUSICAL MAMONAS ASSASSINAS. SATISFAÇÃO COM A POSSIBILIDADE DE ACORDO-QUADRO DE COOPERAÇÃO ENTRE O BRASIL E A FRANÇA, CONSTANDO PRIORIDADE PARA A ZONA FRONTEIRIÇA ENTRE O ESTADO DO AMAPA E A GUIANA FRANCESA.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/1996 - Página 3465
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ROBERTO MAGALHÃES TEIXEIRA, POLITICO, MUNICIPIO, CAMPINAS (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • HOMENAGEM POSTUMA, PARTICIPANTE, BANDA DE MUSICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • INFORMAÇÃO, ACORDO INTERNACIONAL, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, PREVISÃO, PRIORIDADE, COOPERAÇÃO, FAIXA DE FRONTEIRA, ESTADO DO AMAPA (AP), GUIANA FRANCESA.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento, quero registrar a minha consternação pela perda recente do político, ex-prefeito de Campinas, ex-Deputado Federal e ex-suplente de Senador, José Roberto Magalhães Teixeira.

Vítima de câncer, ele lutou corajosamente contra a doença, mas, infelizmente, foi vencido. E o Brasil perde um político que lutou com garra em favor do País e em favor de sua cidade.

Quero ainda demonstrar a tristeza que tomou conta do País e a minha consternação pessoal pela morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas. O estilo despreocupado e controvertido do Grupo cativou crianças, jovens e adultos. Foi um dos maiores fenômenos da música popular que recentemente se viu no Brasil. Deixo registrado aqui os meus sinceros sentimentos à família, tanto dos integrantes do Grupo como das demais pessoas que morreram naquele grave acidente.

Ressalto, ainda, nesta oportunidade, que o Amapá conseguiu avançar bastante na questão das relações com a Guiana Francesa. Para nossa satisfação, constará do Acordo-Quadro de Cooperação que será assinado entre Brasil e França quando da visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso em maio, uma cláusula que dará prioridade à cooperação da zona fronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Essa é a boa notícia que recebi em 27 de fevereiro passado e pela qual agradeço o empenho do Itamaraty, na pessoa do Sr. Embaixador Francisco Junqueira, chefe do Departamento da Europa, que me forneceu a informação oficial. É uma luta do Governo do Amapá. Quando estivemos na França, recentemente, foi uma das nossas principais reivindicações, agora atendida pelo Governo brasileiro. O Embaixador Junqueira nos informou que o documento que está sendo elaborado passará, certamente, pela análise do Ministro das Relações Exteriores e do Presidente da República, mas tudo indica que ele será definitivo, garantindo, portanto, essa prioridade às relações entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Era o que eu tinha a comunicar. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/1996 - Página 3465