Discurso no Senado Federal

ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CAMPINAS, SR. JOSE ROBERTO DE MAGALHÃES TEIXEIRA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CAMPINAS, SR. JOSE ROBERTO DE MAGALHÃES TEIXEIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/1996 - Página 3112
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ROBERTO DE MAGALHÃES TEIXEIRA, PREFEITO, MUNICIPIO, CAMPINAS (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Requeiro, nos termos dos art. nºs 218 e 221 do Regimento Interno do Senado Federal, de acordo com as tradições da Casa, sejam prestadas as seguintes homenagens pelo falecimento do Prefeito de Campinas, José Roberto de Magalhães Teixeira, ex-Deputado Federal, membro do PSDB: primeiro, voto de profundo pesar inserido em ata; segundo, apresentação de condolências à família e à Câmara Municipal de Campinas.

O Senador Pedro Piva comunicou há pouco o fato. Trata-se de pessoa que honrou São Paulo, a sua cidade de Campinas, o Congresso Nacional e merece o respeito de todos nós.

José Roberto Magalhães Teixeira iniciou a sua vida política nos anos 70. Em 1978, ele foi suplente do Senador Franco Montoro, eleito para o Senado Federal por oito anos. Por duas vezes, foi Prefeito de Campinas. Na legislatura em que fui Deputado Federal, ele foi meu colega na Câmara dos Deputados.

José Roberto Magalhães Teixeira, dentre atos de ousadia com responsabilidade, na sua cidade, em dezembro de 1994, apresentou, como prefeito, a proposta de Garantia de Renda Familiar Mínima para famílias onde houvessem crianças em situação de risco. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal de Campinas, em primeiro e segundo turnos; esse programa foi iniciado com sucesso naquela cidade, ao mesmo tempo em que aqui, no Distrito Federal, o Governador Cristovam Buarque instituía o Programa Bolsa-Escola.

Em dezembro de 1995, já havia 2.700 famílias nesse programa. Trata-se de experiência pioneira, que hoje se espalha por dezenas de municípios brasileiros.

Poucos dias antes do Carnaval, há duas semanas, o Presidente Fernando Henrique Cardoso e muitos de seus Ministros visitaram o Prefeito José Roberto de Magalhães Teixeira; naquela ocasião, ele, ainda que acometido de grave doença, de câncer no fígado, conversou por mais de uma hora com o Presidente e seus Ministros.

Na semana passada, na segunda-feira de Carnaval, tive a oportunidade de visitá-lo também e conversar com ele por quase uma hora. Percebi que provavelmente não teria muito mais tempo de vida, que sua energia, infelizmente, esvaia-se.

Tenho a convicção de que o povo de Campinas hoje chora a perda de seu Prefeito, pessoa que soube honrar tanto o Brasil e a sua cidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/1996 - Página 3112