Discurso no Senado Federal

ANIVERSARIO, NA DATA DE HOJE, DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Autor
Benedita da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Benedita Souza da Silva Sampaio
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ANIVERSARIO, NA DATA DE HOJE, DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/1996 - Página 3363
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

A SRª BENEDITA DA SILVA (PT-RJ) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, a cidade do Rio de Janeiro faz o seu aniversário. sede do Brasil colonial e capital da Monarquia e República até 1960, o Rio de Janeiro escreveu uma história tão rica que marcou a fisionomia do país e a psicologia do brasileiro.

A natureza foi pródiga ao acolher a cidade numa baía cercada de montanhas e de frente para o mar, formando um ambiente diversificado, que deslumbra quem o vê, como foi o caso de Michael Jackson, que prorrogou sua estadia no Rio, impressionado com a beleza da cidade.

Criado no centro político e cultural do país e cercado de belezas naturais, o carioca se tornou um tipo que combina a competência do trabalhador e a responsabilidade do cidadão consciente com a criatividade do sambista e a descontração e alegria do banhista.

Com raízes em todos os Estados brasileiros, é o cidadão carioca, verdadeiro criador do Rio, que quero homenagear no dia do aniversário da cidade.

Foi o carioca quem puxou os grandes acontecimentos nacionais que dotaram o país da infra-estrutura necessária para o seu desenvolvimento, como a siderúrgica de Volta Redonda e a Petrobrás, entre outras. foi também o carioca que foi às ruas para pressionar a entrada do Brasil na guerra contra as potências do Eixo, para lutar por diretas já e exigir o impeachment de Collor.

Foi o carioca quem criou a riquíssima produção cultural que inspira todo o país e contribui decisivamente para a afirmação da unidade nacional. A capacidade de organização do cidadão comum demonstrada na atuação das escolas de samba é uma prova da eficiência e disciplina do brasileiro. Essa mesma capacidade constatamos na maneira criativa da população de baixa-renda de resolver o problema da moradia e a sua sobrevivência cotidiana. Os governos ainda não souberam (ou não quiseram) canalizar todo esse potencial de trabalho e de iniciativa empreendedora na solução dos problemas sociais e na construção da cidadania popular.

Não é por acaso que o Rio de Janeiro é o coração do Brasil e onde mais elevado chegou o nível de consciência política do conjunto da população.

Quero render minha homenagem à coragem de ousar do carioca pois somente ousando ser livre e independente é que o povo brasileiro vai construir uma nação verdadeiramente democrática , sem exclusão social nem discriminação racial. O aniversário de uma cidade libertária como o Rio de Janeiro pode ser uma oportunidade para se refletir nesse sentido.

Muito obrigada!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/1996 - Página 3363