Pronunciamento de Bernardo Cabral em 06/03/1996
Discurso no Senado Federal
EQUIVOCO NO POSICIONAMENTO DE SUA ASSINATURA APOSTA AO REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO.
- Autor
- Bernardo Cabral (S/PARTIDO - Sem Partido/AM)
- Nome completo: José Bernardo Cabral
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- EQUIVOCO NO POSICIONAMENTO DE SUA ASSINATURA APOSTA AO REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/03/1996 - Página 3625
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, OCORRENCIA, ERRO, POSIÇÃO, ASSINATURA, ORADOR, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, RESPONSABILIDADE PENAL, RESPONSABILIDADE CIVIL, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.
O SR. BERNARDO CABRAL (Sem Partido-AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho pautado minha vida, aqui neste Senado, com absoluta coerência de minhas atitudes.
Anteontem, o eminente Senador Antonio Carlos Valadares pediu-me para dar apoio a um requerimento, de sua autoria, sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de apurar responsabilidade civil e criminal contra o Sistema Financeiro Nacional.
Quando assinei esse requerimento de apoiamento, Sr. Presidente, poucas assinaturas havia nele. Se não fosse o meu eminente colega, Senador Jefferson Péres, advertir-me disso, eu ficaria como último signatário, dando a impressão de que só teria dado minha assinatura quando já o assunto estava consumado. Pois quando a ele dei o meu apoio não havia sequer possibilidade de que essa Comissão Parlamentar de Inquérito fosse aprovada. E disse mais a S. Exª: que assinava e dava meu apoio, porque entendo que essa CPI vale para o Governo, sobretudo para o Presidente Fernando Henrique Cardoso, como um passaporte para demonstrar a honestidade de seu Governo. Não posso me conformar com o fato de colocarem o meu nome por último, no 29º lugar, sem saber qual o critério adotado, Sr. Presidente.
Invoco o testemunho do Senador Antonio Carlos Valadares para este episódio, porque não posso permitir isso.
Era o que tinha a dizer.