Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PRONUNCIAMENTO DO SR. EDUARDO SUPLICY, FEITO NA PRESENTE SESSÃO. APELO EM FAVOR DA VOTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE SUA AUTORIA, CONVOCANDO O MINISTRO PEDRO MALAN PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS AO SENADO SOBRE VULTOSOS RECURSOS DESTINADOS AO BANCO NACIONAL.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • SOLIDARIEDADE AO PRONUNCIAMENTO DO SR. EDUARDO SUPLICY, FEITO NA PRESENTE SESSÃO. APELO EM FAVOR DA VOTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE SUA AUTORIA, CONVOCANDO O MINISTRO PEDRO MALAN PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS AO SENADO SOBRE VULTOSOS RECURSOS DESTINADOS AO BANCO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/1996 - Página 2564
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • APOIO, DISCURSO, EDUARDO SUPLICY, ROBERTO FREIRE, SENADOR, DEFESA, SEM-TERRA.
  • SOLICITAÇÃO, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ESCLARECIMENTOS, IRREGULARIDADE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), ATENDIMENTO, BANCO PARTICULAR.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Como Líder, para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, solidarizo-me com as manifestações dos Senadores Eduardo Suplicy e Roberto Freire.

Gostaria de mostrar aqui a manchete do Jornal do Brasil, que diz: "Malan sabia de fraudes no Nacional desde maio de 1994". Eu queria saber se um jornal como esse é capaz de estampar em manchete de primeira página uma mentira.

Uso, brevemente, da palavra para apelar, mais uma vez, a V. Exª no sentido de que coloque em votação o nosso requerimento de convocação do Ministro Pedro Malan, a fim de que S. Exª venha justificar por que nos meses de novembro e dezembro de 1995 destinou, através do Banco Central, R$4,6 bilhões para acudir o Banco Nacional. Se isso for verdade, é absolutamente incompreensível para todos nós e, por isso, precisa ser explicado.

Sr. Presidente, em nome do meu Partido, apelo a V. Exª no sentido de que coloque o nosso requerimento em votação; que possamos trazer o Ministro Pedro Malan para dar satisfação a esta Casa e ao País sobre um noticiário tão escandaloso como esse. Não posso acreditar que um jornal da responsabilidade do Jornal do Brasil seja capaz de colocar uma mentira como manchete na sua primeira página. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/1996 - Página 2564