Discurso no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE ALMOÇO COM O PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE E DO BNDES, QUE TECERAM CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLITICA DE FINANCIAMENTO PARA O NORDESTE.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • PARTICIPAÇÃO DE ALMOÇO COM O PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE E DO BNDES, QUE TECERAM CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLITICA DE FINANCIAMENTO PARA O NORDESTE.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/1996 - Página 3714
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, OBJETIVO, DEBATE, FINANCIAMENTO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO NORDESTE.

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, acabo de participar, em companhia de numerosos Senadores do Nordeste, de todas as legendas e ideologias, de um almoço de trabalho com o Presidente do Banco do Nordeste, Dr. Byron Costa de Queiroz, e com o Presidente do BNDES, Dr. Luiz Carlos Mendonça de Barros. Convidados que fomos por S. Sªs, lá estivemos para ouvir algumas considerações da maior importância sobre a execução da política de financiamento daqueles estabelecimentos oficiais de crédito, não só em relação ao País, mas, notadamente, em relação ao Nordeste.

Da agenda constaram temas relacionados com:

1. A parceria BNB/BNDES para o financiamento do desenvolvimento nacional equilibrado;

2. A importância da integração e suporte político do Nordeste.

Tivemos ali um debate entre os Srs. Senadores e os Diretores dos próprios Bancos, que girou em torno da atuação do BNB e do BNDES, das ações e dos recursos orçamentários para 1996 e sobre projetos estruturantes para o Nordeste, inclusive uma agenda mínima de decisões para a Região.

Registro o fato, Sr. Presidente, por ser relevante para a Região. Coincidentemente, no mesmo dia de hoje, nós, Senadores do Nordeste, temos uma audiência marcada às 17 horas com o Senhor Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para entregar-lhe, coletivamente, um documento elaborado pelos Senadores do Nordeste.

Nesse documento, fazemos uma análise estrutural e conjuntural sobre o Nordeste e solicitamos urgentes providências de Sua Excelência, para o fornecimento de recursos indispensáveis, não só visando à solução de problemas regionais, como também para a solução de problemas de cada Estado. Isso, dentro da concepção de que, embora no momento toda a política econômica do Governo esteja voltada para minimizar a presença do Estado na economia, pelo menos em relação às regiões menos desenvolvidas, como é o caso do Nordeste, não se faz mister repetir que é indispensável ainda que o Estado brasileiro esteja presente, através de investimentos maciços custeados pelo Tesouro Nacional, a fim de que se possa criar condições de desenvolvimento da economia em todos os setores, seja no primário, no secundário ou no terciário.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/1996 - Página 3714