Fala da Presidência durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DISCURSO DO SENADOR NEY SUASSUNA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O DISCURSO DO SENADOR NEY SUASSUNA.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/1996 - Página 3715
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, RESPEITO, DEBATE, SENADO, AUSENCIA, AGRESSÃO.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy) - Tendo em vista as palavras do Senador Ney Suassuna, gostaria de lembrar que o art. 9º, § 2º, II, da Resolução nº 20, de 1993, do Regimento Interno, menciona as medidas disciplinares referentes ao ato de praticar ofensas físicas ou morais a qualquer pessoa no edifício do Senado ou desacatar, por atos ou palavras, outro parlamentar, a Mesa ou Comissão, ou os respectivos Presidentes.

Portanto, o Regimento Interno e a Constituição referem-se a situações como as que foram registradas pelo Senador Ney Suassuna.

Avalio que seja de responsabilidade do conjunto dos Srs. Senadores uma atitude no sentido de todos nós podermos agir da forma mais civilizada possível, como exemplo para o povo brasileiro.

É natural que, em algumas situações, possamos estar muito empenhados na defesa dos nossos pontos de vista; é natural que, em algumas ocasiões, alguns de nós possamos externar paixão, externar emoção diante dos fatos que são importantes para o povo e para nós, como seus representantes.

Fica, portanto, o apelo deste Senador, que, neste instante, preside a Mesa, no sentido de que todos possamos, mesmo no calor das nossas indignações, por mais justas que sejam, proceder de uma forma que não ofenda o povo que representamos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/1996 - Página 3715