Discurso no Senado Federal

LAMENTANDO O ATENTADO, OCORRIDO NESSA MADRUGADA, AO AO PALACIO DO BURITI, SEDE DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • LAMENTANDO O ATENTADO, OCORRIDO NESSA MADRUGADA, AO AO PALACIO DO BURITI, SEDE DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Aparteantes
Humberto Lucena, Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/1996 - Página 3919
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, ATENTADO, SEDE, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), CORRELAÇÃO, TRAFICO, DROGA.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Como Líder. Sem revisão do orador. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero apenas registrar o lamentável fato, ocorrido nesta madrugada, dos tiros deferidos contra o Palácio do Buriti, contra o gabinete do Governador Cristovam Buarque.

Esse procedimento é perfeitamente compatível com a prática do narcotráfico e, com certeza, tem o objetivo de intimidação, pois o Governo do Distrito Federal está em vias de desencadear uma campanha contra o tráfico de drogas na Cidade. Inclusive, na próxima quarta-feira, às 15 horas, haverá o lançamento da campanha contra as drogas, em defesa da juventude, da família e de Brasília.

É lamentável vermos a Capital da República Federativa do Brasil ser hoje notícia de programas nacionais de televisão, mostrando o tráfico, praticamente nas barbas do poder, a menos de 900 metros da Esplanada dos Ministérios.

O Governador, ciente disso, já está desencadeando essa campanha contra o tráfico de drogas. Sabemos que essa ação do narcotráfico, com certeza, tem o objetivo de procurar intimidar o Governador, o que, certamente, não vai acontecer.

O Sr. Romero Jucá - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA - Ouço V. Exª com prazer, Senador Romero Jucá.

O Sr. Romero Jucá - Senador José Eduardo Dutra, eu gostaria, em nome da liderança do PFL, de solidarizar-me com o Partido e com o Governador Cristovam Buarque, de quem pessoalmente sou amigo, repudiando esse ato de terrorismo, de violência. Entendo que todos os partidos políticos, independentemente de posição ideológica, devem estar unidos no combate a qualquer tipo de arbitrariedade ou de violência, principalmente contra um governador democraticamente eleito pela maioria e, por isso mesmo, devendo ter seu mandato respeitado. Eu gostaria que V. Exª transmitisse ao PT e ao Governador Cristovam Buarque, em nome do PFL, essa moção de apoio contra esse atentado e uma moção de repúdio a todos aqueles que, por qualquer tipo de ação, tentam a violência como caminho, que é o caminho do despreparo, do absurdo.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA - Muito obrigado, Senador Romero Jucá. Acredito que esse é o entendimento de todas as consciências democráticas deste País, que querem que haja realmente um combate efetivo e sistemático ao tráfico de drogas no Brasil.

O Sr. Humberto Lucena - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA - Concedo, com muito prazer, o aparte a V. Exª.

O Sr. Humberto Lucena - Nobre Senador José Eduardo Dutra, quero também manifestar meu apoio às palavras de V. Exª, ao registrar o fato lamentável, sobretudo ao repudiá-lo, e levar a minha solidariedade - e, por que não dizer, da Bancada do PMDB? - ao Governador Cristovam Buarque, formulando votos no sentido de que o inquérito que deve ter sido instaurado possa rapidamente chegar às suas conclusões, caracterizando os culpados e punindo-os exemplarmente.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA - Muito obrigado, Senador Humberto Lucena.

Realmente já foi feita a perícia. O laudo pericial deverá ficar pronto em 48 horas. Mas, pelas informações que já se têm, provavelmente os tiros partiram de armas de uso exclusivo das Forças Armadas. Sabemos que o narcotráfico tem conseguido essas armas por intermédio do contrabando, o que demonstra ser essa uma tentativa de intimidação do narcotráfico contra a campanha que está sendo desencadeada. Tenho certeza de que a campanha terá o apoio de todas as Lideranças partidárias e da sociedade civil brasiliense e brasileira, no sentido de se combater, de forma efetiva, o narcotráfico e acabar com essa tragédia que hoje está assolando particularmente a juventude brasileira.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/1996 - Página 3919