Discurso no Senado Federal

PARABENIZANDO OS BIBLIOTECARIOS DO PAIS PELO DIA NACIONAL DA BIBLIOTECONOMIA.

Autor
José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PARABENIZANDO OS BIBLIOTECARIOS DO PAIS PELO DIA NACIONAL DA BIBLIOTECONOMIA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/1996 - Página 3977
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, BIBLIOTECARIO, ELOGIO, DESEMPENHO FUNCIONAL, BIBLIOTECA, SENADO.

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB-DF. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, gostaria apenas de registrar aqui, em meu nome pessoal e em nome da Liderança do Governo nesta Casa, os nossos cumprimentos aos bibliotecários deste País pelo Dia Nacional da Biblioteconomia.

Gostaria de divulgar ainda um fato que poucos conhecem: a Biblioteca do Senado está completando 130 anos e é uma das bibliotecas exemplares do nosso País. Este registro não se faz aqui, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apenas pela alta qualificação dos profissionais em biblioteconomia que trabalham no Senado Federal, mas principalmente para lembrar a este País que temos hoje apenas 3 mil bibliotecas em todo o território nacional. E, num País que pretende dar prioridade à educação como forma de mudar o modelo de desenvolvimento, nada mais importante que ter, em cada município, em cada cidade deste País, uma biblioteca pública, pelo menos.

Recentemente, o Presidente da República e o Ministro da Cultura, Francisco Weffort, lançaram um programa pela democratização das bibliotecas públicas no País. E no momento em que a tecnologia da informação avança exponencialmente, no momento em que o computador, o CD-ROM, a Internet, substituem até, ou complementam, o livro tradicional, nada mais importante que, ao fazermos essa homenagem ao profissional da biblioteconomia no Brasil, lembrarmos que da sua evolução depende parte importante do incentivo que podemos dar à educação pública no País.

Ficam aqui registrados os nossos cumprimentos a esses dedicados profissionais da biblioteconomia, e a forma que encontramos de demonstrar o nosso apreço e o nosso respeito a esses profissionais da biblioteconomia no Brasil é exatamente abraçando e cumprimentando pessoalmente aqueles que, aqui no Senado Federal, mantêm uma biblioteca exemplar para o País.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/1996 - Página 3977