Discurso no Senado Federal

DEFICIENCIA NO COMBATE A MALARIA, NO ESTADO DE RONDONIA, APOS REFORMA ADMINISTRATIVA, EM QUE A FUNASA ASSUMIU AS ATIVIDADES DA SUCAM.

Autor
Ernandes Amorim (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • DEFICIENCIA NO COMBATE A MALARIA, NO ESTADO DE RONDONIA, APOS REFORMA ADMINISTRATIVA, EM QUE A FUNASA ASSUMIU AS ATIVIDADES DA SUCAM.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/1996 - Página 4061
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REGIÃO AMAZONICA, ESTADO DE RONDONIA (RO), INTERRUPÇÃO, TRABALHO, SUPERINTENDENCIA DE CAMPANHAS DE SAUDE PUBLICA (SUCAM), CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DA MALARIA.
  • CRITICA, REFORMA ADMINISTRATIVA, INEFICACIA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ABANDONO, PROBLEMA, MALARIA.

O SR. ERNANDES AMORIM (PMDB-RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna para mais uma vez registrar o meu desencanto com as ações do Governo Federal na Amazônia, em particular no meu Estado, Rondônia, onde inexplicavelmente o Governo Federal, desmantelou uma das mais eficientes e operosa instituição que era a SUCAM que com os seus bravos "soldados" prestavam um grande serviço no combate a malária.

Com a tal Reforma Administrativa a FUNASA deveria assumir as atividades da SUCAM, o que lamentavelmente não aconteceu, o que aconteceu de fato o desmantelamento total do serviço, pois hoje até a coleta de sangue, para exame de lâmina, não se realiza mais na FUNASA, que estranhamente passou esse encargo para a rede estadual de saúde que, como todos nós da Amazônia sabemos, mal atende emergências médicas, e as pessoas com malária não são atendidas, como era pela SUCAM.

É preciso que o Ministério da Saúde através da FUNASA, leve a sério o problema da malária na Amazônia, que pelo abandono e descaso tem aumentado de uma maneira assustadora e ceifando preciosas vidas, o que é inconcebível e intolerável pela nossa população, não podemos continuar convivendo com a incúria e a irresponsabilidade.

Desta tribuna apelo a todos os Srs. Senadores da Amazônia, para uma tomada de posição em relação ao problema da malária em nossa região, é necessário que o Ministério da Saúde, retome o combate sistemático, com campanhas e ações efetivas.

A situação da malária é tão preocupante na minha região, que eu tive a minha 13ª malária no mês passado, e o nosso povo em Rondônia totalmente desassistido.

É necessário que a SUCAM seja reativada nos antigos moldes, ou seja, fazendo visitas domiciliares, ensinando como se evitar a proliferação do mosquito, como tomar o remédio, e cuidados necessários durante o tratamento.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/1996 - Página 4061