Discurso no Senado Federal

SOLICITANDO TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO FEDERAL DO ARTIGO, DE AUTORIA DO PRESIDENTE JOSE SARNEY, INTITULADO 'CPI NÃO É CATASTROFE, PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, DE HOJE.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • SOLICITANDO TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO FEDERAL DO ARTIGO, DE AUTORIA DO PRESIDENTE JOSE SARNEY, INTITULADO 'CPI NÃO É CATASTROFE, PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, DE HOJE.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/1996 - Página 4210
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, RESPONSABILIDADE, TRABALHO, SENADO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, infelizmente encontra-se ausente na manhã de hoje o Presidente José Sarney, mas saiu publicado um artigo de S. Exª, de extraordinária importância para a vida política do País, intitulado "CPI não é catástrofe", na Folha de S. Paulo de hoje, onde ressalta que:

      "A ninguém é lícito dizer que não temos um fato grave, que domina as atenções da opinião pública, que diz respeito ao futuro do País.

      Uma CPI é um instrumento que a Constituição assegura ao Congresso, órgão responsável pelo controle do Executivo. Não é catástrofe nenhuma, não é desgraça nenhuma.

      Delas saímos sempre com os costumes e as práticas políticas melhoradas. Nunca o Congresso perdeu o sentido do interesse nacional. O País e suas instituições foram construídas dentro desse Congresso, ainda que apedrejado, malsinado e mal-amado.

      (............................................)

      O Senado vai fazer um trabalho sério e essa história de enunciar a catástrofe não é verdadeira. CPI não atrapalha nada quando conduzida com responsabilidade, como o Congresso sempre fez. O Real está consolidado, não depende dela.

      Quem desestabiliza o sistema financeiro são os consultores do Banco Central vazando informações de quebradeira e lá espalham que o sistema está podre."

Sr. Presidente, solicito a transcrição, na íntegra, desse artigo de extraordinária relevância, do qual li alguns trechos.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/1996 - Página 4210