Discurso no Senado Federal

CUMPRIMENTANDO AS MULHERES BRASILEIRAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Autor
José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CUMPRIMENTANDO AS MULHERES BRASILEIRAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/1996 - Página 3794
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER.

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna do Senado Federal, nesta sexta-feira, seguindo a mesma linha de raciocínio do eminente Senador Bernardo Cabral.

Gostaria de cumprimentar, nesta Alta Corte legislativa do País, as mulheres brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher. E a forma que encontro, Sr. Presidente, de fazê-lo é registrando que o Senado Federal e a sociedade brasileira têm razões para se orgulharem das cinco Senadoras que, nesta Legislatura, representam a mulher brasileira no Senado Federal. Cito a Senadora Marina Silva, a Senadora Benedita da Silva, a Senadora Marluce Pinto, a Senadora Emilia Fernandes e a Senadora Júnia Marise. Cada uma delas com uma história de vida singular; cada uma delas representando, nesta Casa, não apenas o seu Estado, mas também a força, a determinação e a inteligência da mulher brasileira. Cada uma das Srªs Senadoras que recebem, neste momento, os nossos cumprimentos por representarem a mulher brasileira no Senado Federal é, na verdade, portadora dos nossos cumprimentos a todas as mulheres do nosso País.

É importante registrar no Dia Internacional da Mulher que, entre todas as revoluções por que passa a sociedade: na diminuição das desigualdades entre as classes sociais e entre as regiões, a que mais se sobressai é exatamente aquela que resgata o papel da mulher na sociedade brasileira.

A mulher brasileira, nessa sua luta pela independência e pela igualdade de direitos, tem, nas cinco Senadoras que citei, as mais altas representantes dessa grande revolução no Senado Federal. Portanto, ao cumprimentar a Senadora Marina Silva, a Senadora Benedita da Silva, a Senadora Emilia Fernandes, a Senadora Júnia Marise e a Senadora Marluce Pinto, quero, na verdade, cumprimentar a todas as mulheres brasileiras.

Permito-me também, Sr. Presidente, Srs. Senadores, ressaltar aqui o papel importante das funcionárias do Senado Federal, das funcionárias do Congresso Nacional que emprestam o seu talento, a sua capacidade de trabalho e sua habilidade invulgar para os trabalhos desta Casa.

Dessa maneira, Sr. Presidente, Srs. Senadores, em meu nome pessoal e em nome da Liderança do Governo nesta Casa, registro o orgulho de todos nós pela convivência com essas cinco Senadoras que honram a história política brasileira. Mais do que isso, que são o símbolo da luta da mulher brasileira pelo seu justo espaço na sociedade.

Penso que estamos avançando muito na luta pela igualdade dos direitos humanos. O Brasil, um país que tem um único idioma, representa culturalmente o maior exemplo do mundo na miscigenação de raças, tem que ser também um país de vanguarda na defesa dos direitos da mulher brasileira. E a presença de cinco mulheres na mais alta Corte Legislativa do País já é um bom exemplo e um bom início na luta pelos direitos da igualdade da mulher.

Com isso, Sr. Presidente, registro os cumprimentos da Liderança do Governo ao Dia Internacional da Mulher.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/1996 - Página 3794