Discurso no Senado Federal

POSIÇÃO DE S.EXA. COMO VICE-LIDER DO PFL NA QUESTÃO DA COMPOSIÇÃO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • POSIÇÃO DE S.EXA. COMO VICE-LIDER DO PFL NA QUESTÃO DA COMPOSIÇÃO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/1996 - Página 3819
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), REALIZAÇÃO, REUNIÃO, DELIBERAÇÃO, ACORDO, INDICAÇÃO, COMPONENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
  • OPOSIÇÃO, LOBBY, IMPRENSA, PARTIDO POLITICO, SENADOR.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RO. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Senador Pedro Simon, motivado por uma matéria de jornal, procurou inferir uma posição do PFL sobre a questão da CPI dos Bancos. O Líder do PFL, Senador Hugo Napoleão, não está presente. Mas, como Vice-Líder, gostaria de fazer alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, apesar da matéria, quero esclarecer ao Plenário que o PFL não tomou nenhuma posição de não indicar Relator para CPI nenhuma. O que temos discutido e o que está marcada é uma reunião da Bancada para a próxima terça-feira para discutir essa questão. Até porque membros do próprio PFL assinaram o pedido de criação da CPI dos Bancos. Tanto a assinaram Senadores do PFL como Senadores do PSDB.

Então, gostaria de deixar claro ao Senador Pedro Simon que a defesa do País, que a defesa da moralidade, que a defesa do Governo Fernando Henrique não é patrimônio e nem privilégio do PMDB, nem do PT, nem de Partido nenhum desta Casa.

Entendo que todos os Senadores têm responsabilidade com o País. E o PFL agirá, como Bancada, de acordo com a definição de sua maioria, a ser discutida a partir de terça-feira. Todos nós temos compromisso com o País, todos nós apoiamos o Governo Fernando Henrique e cada um tem o seu estilo de gostar do Presidente e do Governo Fernando Henrique. Nelson Rodrigues já descreveu estilos de gostar diferentes. Acho que cada um deve ter a sua posição.

Agora, quero deixar claro que o PFL não vai se antecipar, nem será pressionado por matéria de jornal nem pelo posicionamento de nenhum Partido, muito menos de um Senador especificamente.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/1996 - Página 3819