Pronunciamento de Romero Jucá em 08/03/1996
Discurso no Senado Federal
POSIÇÃO DE S.EXA. COMO VICE-LIDER DO PFL NA QUESTÃO DA COMPOSIÇÃO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO.
- Autor
- Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
- POSIÇÃO DE S.EXA. COMO VICE-LIDER DO PFL NA QUESTÃO DA COMPOSIÇÃO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/03/1996 - Página 3819
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), REALIZAÇÃO, REUNIÃO, DELIBERAÇÃO, ACORDO, INDICAÇÃO, COMPONENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
- OPOSIÇÃO, LOBBY, IMPRENSA, PARTIDO POLITICO, SENADOR.
O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RO. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Senador Pedro Simon, motivado por uma matéria de jornal, procurou inferir uma posição do PFL sobre a questão da CPI dos Bancos. O Líder do PFL, Senador Hugo Napoleão, não está presente. Mas, como Vice-Líder, gostaria de fazer alguns esclarecimentos.
Em primeiro lugar, apesar da matéria, quero esclarecer ao Plenário que o PFL não tomou nenhuma posição de não indicar Relator para CPI nenhuma. O que temos discutido e o que está marcada é uma reunião da Bancada para a próxima terça-feira para discutir essa questão. Até porque membros do próprio PFL assinaram o pedido de criação da CPI dos Bancos. Tanto a assinaram Senadores do PFL como Senadores do PSDB.
Então, gostaria de deixar claro ao Senador Pedro Simon que a defesa do País, que a defesa da moralidade, que a defesa do Governo Fernando Henrique não é patrimônio e nem privilégio do PMDB, nem do PT, nem de Partido nenhum desta Casa.
Entendo que todos os Senadores têm responsabilidade com o País. E o PFL agirá, como Bancada, de acordo com a definição de sua maioria, a ser discutida a partir de terça-feira. Todos nós temos compromisso com o País, todos nós apoiamos o Governo Fernando Henrique e cada um tem o seu estilo de gostar do Presidente e do Governo Fernando Henrique. Nelson Rodrigues já descreveu estilos de gostar diferentes. Acho que cada um deve ter a sua posição.
Agora, quero deixar claro que o PFL não vai se antecipar, nem será pressionado por matéria de jornal nem pelo posicionamento de nenhum Partido, muito menos de um Senador especificamente.
Muito obrigado, Sr. Presidente.