Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO EX-SENADOR IRINEU BORNHAUSEN PELOS 100 ANOS DE SEU NASCIMENTO. A COLONIZAÇÃO ALEMÃ EM SANTA CATARINA.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO EX-SENADOR IRINEU BORNHAUSEN PELOS 100 ANOS DE SEU NASCIMENTO. A COLONIZAÇÃO ALEMÃ EM SANTA CATARINA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/1996 - Página 4734
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, IRINEU BORNHAUSEN, EX SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a colonização alemã em Santa Catarina, iniciada em 1829 com os primeiros imigrantes que se localizaram na aprazível localidade de São Pedro de Alcântara, próximo à capital da então Província, e continuada depois, resultando na fundação de Blumenau em 1850, na de Joinville em 1851 e na de numerosos outros núcleos populacionais, espalhados por diversas áreas do território estadual, produziu excelentes frutos materiais e humanos.

De um daqueles bravos imigrantes, que enfrentaram toda a sorte de dificuldades mas não faltaram aos compromissos assumidos consigo mesmos e com a terra dadivosa que escolheram para trabalhar e viver, descende o Governador e Senador Irineu Bornhausen, cujo centenário estamos a comemorar nestes dias, nascido que foi a 25 de março de 1896, na hospitaleira e progressista cidade de Itajaí.

Cedo revelou sua vocação para o trabalho e para o êxito.

Inteligente, operoso, dotado de espírito de luta, firmeza de propósitos e de caráter, não lhe foi difícil, com tais qualidades, abrir espaços na vida empresarial e política da sua terra natal, onde exerceu os mandatos de Vereador e Prefeito, por mais de uma vez.

A experiência que adquiriu no desempenho de tais funções e a projeção que obteve como principal dirigente do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina S.A., hoje desaparecido, mas que foi a seu tempo um sólido e importantíssimo empreendimento, credenciaram-no para novas responsabilidades, fazendo-o conhecido e respeitado já não apenas dos seus conterrâneos itajaienses, mas dos catarinenses de todos os quadrantes.

Quando da redemocratização do país, em 111945, sobressaiu desde logo sua liderança entre os que se reuniram para constituir, em meu Estado, a União Democrática Nacional, partido pelo qual se elegeu Governador do Estado e mais tarde Senador da República.

Já não haverá certamente no Congresso Nacional muitos dos que com ele aqui conviveram, mas os que o tiveram por companheiro nas lides partidárias ou parlamentares, entre os quais V. Exª, Sr. Presidente, poderão testemunhar as altas qualidades de homem público e de cidadão do Senador Irineu Bornhausen, sua larga visão política, sua elegância moral, seu equilíbrio, sua serenidade e sua lucidez, qualidades que estiveram a serviço do Congresso e da nação, sobretudo em momentos difíceis da nossa recente história política.

Santa Catarina guarda de Irineu Bornhausen a melhor lembrança, sobretudo pela sua dinâmica e inovadora atuação à frente do Governo do Estado, onde realizou marcante obra administrativa, a par de exercer vigorosa liderança sobre expressiva parcela da sociedade catarinense, que lhe seguia a orientação política.

Irineu Bornhausen é uma referência da maior importância na história republicana de Santa Catarina.

Revejo-o elegante, afável, simpático, freqüentando a casa de meu pai, seu devotado amigo e correligionário. Revejo-o entre as figuras que povoam as lembranças da minha infância. É também pessoal, assim, a homenagem que ora lhe presto, da tribuna do Senado, em nome do povo catarinense, que tenho a honra de aqui representar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/1996 - Página 4734