Pronunciamento de Roberto Requião em 25/03/1996
Questão de Ordem no Senado Federal
SOLICITANDO DA MESA PROVIDENCIAS CONTRA A REVISTA VEJA E OUTROS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO QUE ACUSAM SISTEMATICAMENTE ESTE SENADO DA REPUBLICA DE CORRUPÇÃO, VENDA DE VOTOS E TRAFICO DE INFLUENCIA.
- Autor
- Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
- Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA.:
- SOLICITANDO DA MESA PROVIDENCIAS CONTRA A REVISTA VEJA E OUTROS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO QUE ACUSAM SISTEMATICAMENTE ESTE SENADO DA REPUBLICA DE CORRUPÇÃO, VENDA DE VOTOS E TRAFICO DE INFLUENCIA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/03/1996 - Página 4846
- Assunto
- Outros > IMPRENSA.
- Indexação
-
- CRITICA, ATUAÇÃO, IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OFENSA, REPUTAÇÃO, SENADO, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO, TRAFICO DE INFLUENCIA.
- SOLICITAÇÃO, MEDIDAS LEGAIS, MESA DIRETORA.
O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pelo que estou vendo nesta sessão de segunda-feira, a imprensa tem trazido dados importantes ao plenário deste Senado, tais como os problemas do Nordeste e da tuberculose. E eu, que também leio com atenção os jornais de tiragem nacional e as revistas mais importantes, quero trazer para o Plenário do Senado mais um problema. A revista Veja e os principais jornais do País estão sistematicamente acusando este Senado da República de corrupção, venda de votos, tráfico de influência.
Quero apelar à Mesa para que tome as medidas legais contra esses veículos, sob pena de mais adiante - e daí com o objeto claro e determinado - um Procurador da República, cioso dos seus deveres, abrir um processo de corrupção contra o Presidente da República e os membros do Senado Nacional.
O silêncio da Mesa e do Senado reforçarão a possibilidade de desmoralização e escarmento público deste Plenário, desta Assembléia; ao mesmo tempo viabilizarão, de forma definitiva e sem nenhum equívoco, quanto ao objeto, uma ação de corrupção contra o Presidente da República e os Senadores desta Casa.
Espero que a Mesa atenda esta minha questão de ordem e encaminhe o problema para a Corregedoria do Senado. Ou não existe a corrupção e esses veículos têm que ser processados, ou existe, e precisamos tomar providências internas.
É essa a questão de ordem, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Odacir Soares) - Nobre Senador, V. Exª tem dois caminhos para materializar a questão de ordem. Primeiro, encaminhando uma representação à Mesa, que imediatamente a encaminhará à Procuradoria Geral do Senado Federal; outra forma é V. Exª encaminhar diretamente à Procuradoria Geral do Senado, no que será imediatamente atendido, nos termos da Resolução nº 40, de 1995. A questão levantada por V. Exª é importantíssima.
O SR. ROBERTO REQUIÃO - Sr. Presidente, não que me custe muito trabalho formalizar as medidas que levantei, mas a Mesa pode tomar conhecimento, de ofício, da minha questão de ordem e da minha representação, uma vez que estão transcritas nos Anais da Casa. Espero que a Mesa assim o faça, poupando-me burocracia e trabalho num assunto importante como este.
O SR. PRESIDENTE (Odacir Soares) - V. Exª será atendido. A Mesa determina a sua Secretaria Geral que transcreva a questão de ordem de V. Exª e encaminhe-a à Procuradoria Geral do Senado, para que tome as providências requeridas.