Pronunciamento de Antonio Carlos Valadares em 26/03/1996
Discurso no Senado Federal
PESQUISA DO DATA FOLHA FAVORAVEL A CONTINUIDADE DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO. CONTESTAÇÃO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DA DECISÃO DO PLENARIO DO SENADO PELO ARQUIVAMENTO DA REFERIDA CPI.
- Autor
- Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
- Nome completo: Antonio Carlos Valadares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
- PESQUISA DO DATA FOLHA FAVORAVEL A CONTINUIDADE DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO. CONTESTAÇÃO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DA DECISÃO DO PLENARIO DO SENADO PELO ARQUIVAMENTO DA REFERIDA CPI.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/03/1996 - Página 4916
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
- Indexação
-
- COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RELAÇÃO, FAVORECIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB-SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo somente registrar que, um dia após a decisão do Plenário, que resolveu, por 48 votos a 24, arquivar a CPI dos Bancos, a Datafolha fez realizar, no Estado de São Paulo, uma pesquisa que, a meu ver, retrata o desejo da população não só daquele Estado, mas de todo o Brasil: 76% dos paulistanos reconhecem que a CPI deveria ser instalada.
São Paulo, como todos sabemos, é o centro econômico e financeiro mais desenvolvido do País. Foi através do pronunciamento abalizado de empresários e da população, de modo geral, que pudemos constatar que a realização da CPI não seria apenas benéfica para o Governo, para o Senado, mas também para o povo brasileiro.
Essa é a avaliação que faço. Tanto é verdade que os partidos que consignaram, que participaram indistintamente da assinatura do requerimento da CPI irão entrar, até a próxima quinta-feira, com um mandado de segurança, visando garantir o funcionamento, em toda a sua plenitude, da CPI dos Bancos.
Não só os Senadores das Oposições, que foram signatários daquele requerimento, serão convidados, mas todos aqueles que, de forma corajosa, leal e sincera, participaram daquele debate, daquela luta, se o quiseram, receberemos suas assinaturas com muita alegria.
Sr. Presidente, agradeço esta oportunidade, que considero da maior importância, haja vista que a decisão do Plenário será contestada no Supremo Tribunal Federal, obedecendo, assim, o desejo da população brasileira, consubstanciado numa pesquisa realizada pela Datafolha um dia após a derrubada da CPI dos Bancos pelo Senado Federal.
Muito obrigado, Sr. Presidente.