Pronunciamento de Bernardo Cabral em 27/03/1996
Discurso no Senado Federal
COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DO JORNAL A PROVINCIA DO PARA.
- Autor
- Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
- Nome completo: José Bernardo Cabral
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DO JORNAL A PROVINCIA DO PARA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/1996 - Página 4982
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, A PROVINCIA DO PARA, ESTADO DO PARA (PA).
O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, não quero incorrer numa repetição do que já foi dito aqui com muita propriedade em derredor do requerimento de autoria do Senador Ademir Andrade.
Em verdade, S. Exª, como demonstrou ao longo do seu discurso, fez uma peça histórica, traçando toda a vida de A Província do Pará. Quem como eu sabe o que representou aquele jornal em nossa região - e por essa circunstância me inscrevi - não poderia deixar de fazer o seu registro. Claro que o Senador Coutinho Jorge e o Senador Sebastião Rocha, quase na mesma linha do perfil que foi traçado pelo Senador Ademir de Andrade, me levariam a uma repetição desnecessária.
Quem convive com a Região Norte sabe que no dia 25 de março A Província do Pará completou 120 anos. Os nomes dos fundadores já foram devidamente registrados, a figura ímpar do líder político, naquela altura, Antônio Lemos - e eu me dei, quando presidente da Ordem dos Advogados, com um dos seus descendentes -, aqui foi pincelada com magistral desempenho.
Quero, Sr. Presidente, como amazonense, dizer que um dos fatos históricos que demonstra o sofrimento por que passou aquele órgão foi que quando tentaram reerguê-lo, nos anos 20, à frente Pedro Chermont de Miranda, apenas seis anos conseguiu ele manter-se. Este é o dado que me parece fundamental, salientado pelo Senador Ademir Andrade: Com visão de grande homem de imprensa, Assis Chateaubriand, com a redemocratização do País e os ares que varreram o nosso Brasil, se deu conta de que era possível tomar à frente, mais uma vez, aquele órgão de imprensa que fez, no passado, e que está a fazer, hoje, com seu parque gráfico, seu laboratório fotográfico, seu sistema de informática conectado com a Internet, a opinião pública do Pará.
Quero associar-me ao autor do requerimento, Senador Ademir Andrade, e dizer que, em verdade, assim como a direção atual de A Província do Pará merece os elogios, os aplausos, não quero deixar de juntá-los aos do eminente Senador Ademir Andrade; e, pelo trabalho que fez ao longo do seu discurso, também quero parabenizar S. Exª.
Era o que eu tinha a registrar, Sr. Presidente. Muito obrigado.