Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO DISCURSO DO SENADOR SEBASTIÃO ROCHA DE REPUDIO A REPRESSÃO DA POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL A MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES NA ESPLANADA DOS MINISTERIOS.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).:
  • SOLIDARIEDADE AO DISCURSO DO SENADOR SEBASTIÃO ROCHA DE REPUDIO A REPRESSÃO DA POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL A MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES NA ESPLANADA DOS MINISTERIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/1996 - Página 4985
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Indexação
  • PROTESTO, REPRESSÃO, POLICIA MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), MANIFESTAÇÃO COLETIVA, ESTUDANTE, DEFESA, CRISTOVAM BUARQUE, GOVERNADOR.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro, eu gostaria de apoiar as palavras do Senador Sebastião Rocha, que repudia a ação repressiva da Polícia Militar do Distrito Federal contra o movimento dos estudantes. Mas eu gostaria de dizer também que, com certeza, ela ainda não está imbuída do espírito democrático do Governador Cristovam Buarque.

Talvez, em função da herança dos governos anteriores, caracterizados pela truculência, pelo autoritarismo e pelo desrespeito às manifestações da sociedade, essa Polícia ainda cometa atos como os de hoje.

Tenho certeza de que o Governador Cristovam Buarque tomará todas as providências no sentido de apurar responsabilidades, o que não acontecia em governos anteriores do Distrito Federal. Confiamos no seu Governo, confiamos no seu caráter democrático. Repudiamos a ação repressiva da Polícia.

Consideramos a manifestação da sociedade, dos estudantes e dos trabalhadores um direito, mas sabemos que o espírito do atual Governo do Distrito Federal talvez ainda leve algum tempo para penetrar em todos os corações e mentes da corporação militar e da própria sociedade como um todo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/1996 - Página 4985