Discurso no Senado Federal

PROFUNDA COMOÇÃO PELO FALECIMENTO, EM DESASTRE DE AVIÃO, NO ESTADO DO MARANHÃO, DOS DEPUTADOS JOÃO SILVA, JEAN CARVALHO E VALDIR FILHO.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PROFUNDA COMOÇÃO PELO FALECIMENTO, EM DESASTRE DE AVIÃO, NO ESTADO DO MARANHÃO, DOS DEPUTADOS JOÃO SILVA, JEAN CARVALHO E VALDIR FILHO.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/1996 - Página 5271
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO SILVA, VALDIR FILHO, JEAN CARVALHO, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB-AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não me encontrava nesta Casa ontem e, portanto, não pude associar-me às palavras aqui proferidas pela bancada do Maranhão a respeito do falecimento dos Deputados João Silva, Jean Carvalho e Valdir Filho.

Quero, neste momento, juntar-me ao pesar que aqui foi expressado, para dizer da profunda comoção com que recebi a notícia dessa tragédia. Eram três jovens políticos. Iniciavam suas vidas cheios de idéias, tendo pela frente uma longa carreira a percorrer. Pela tragédia, essas vidas foram interrompidas.

Com suas mortes, tivemos uma perda muito grande nos quadros políticos do Maranhão. Mais do que isso, o povo maranhense encontra-se, até este instante, possuído de tremendo sentimento de ausência, uma vez que esses homens eram dos políticos mais novos do nosso Estado, um dos quais líder na Assembléia Legislativa. Esta constitui, sem dúvida, uma perda muito grande não só para o Estado do Maranhão, mas também para a política do Nordeste, onde despontavam como grandes vocações.

A vida política tem destas coisas: cria, através da luta, dos ideais comuns, vínculos de solidariedade que nos unem e fazem que transponham a luta comum para que tenhamos condições de construir raízes profundas e relacionamentos de amizade, de maneira que, quando ocorre um fato dessa natureza, sentimo-nos como fazendo parte das famílias que foram atingidas pela tragédia.

Nesse sentido, expresso o profundo sentimento de amizade e carinho que tinha por todos, que, ao meu lado, participaram de muitas lutas, mas também, para comigo, tiveram sempre gestos de grande afeição.

Quero registrar a minha solidariedade ao que foi dito aqui pela bancada do Maranhão e também pedir à Mesa que associe o meu nome aos votos de pesar que foram enviados a todas as famílias.

Muito obrigado. Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/1996 - Página 5271