Discurso no Senado Federal

CENTENARIO DE NASCIMENTO DO EX-SENADOR IRINEU BORNHAUSEN.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CENTENARIO DE NASCIMENTO DO EX-SENADOR IRINEU BORNHAUSEN.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/1996 - Página 4806
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, IRINEU BORNHAUSEN, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve. Venho, nesta manhã, fazer um registro. Tenho aqui, em seis ou sete páginas, um pouco da história de alguém cujos cem anos Santa Catarina comemora. O centenário de Irineu Bornhausen está sendo comemorado em nosso Estado.

Faço-o em breves palavras, porque, nesta semana, ele já foi lembrado aqui pelo Senador Vilson Kleinübing, de cujo pronunciamento tive a honra de participar. Mas eu não poderia deixar de mencionar esse fato.

Na próxima segunda-feira, inclusive com a participação do Presidente do Congresso Nacional, o eminente Senador José Sarney, em Florianópolis, haverá um acontecimento extraordinário, do qual participará também a Assembléia Legislativa, que promoverá uma sessão solene, com a presença de todos os Ex-Governadores catarinenses, além dos Senadores que têm assento nesta Casa. Enfim, com a presença das suas lideranças políticas, o Estado catarinense fará homenagear o centenário e a memória de um dos grandes pioneiros da nossa terra, Irineu Bornhausen.

Foi ele um homem que teve uma vida muito dura, muito firme, que ficou conhecido por não mandar bilhetes, mas por ser sempre leal. Foi um homem que, quando governador, desbravou uma área do nosso Estado na fronteira com a Argentina, o Oeste catarinense; que criou a Secretaria dos Negócios da Agricultura em Santa Catarina, que até então não existia ali, além de vários outros órgãos; que desbravou o sul do nosso Estado levando para lá a energia elétrica; na região atlântica catarinense, ele ajudou o desenvolvimento da pesca.

Enfim, Sr. Presidente, o Sr. Irineu Bornhausen marcou positivamente, e muito, o nosso Estado, deixando para a história desse Estado, além de seus filhos de sangue que participam da vida pública, como Jorge Bornhausen, e do seu neto, Paulo Bornhausen, hoje Deputado Federal, muitos filhos que participam do ensino no campo da política. Deixou ele muitas saudades, muitos ensinamentos.

E é com a finalidade, Sr. Presidente, de fazer este registro que ocupo a tribuna desta Casa na manhã de hoje, e para dizer que o centenário dessa importante figura se realizará na próxima segunda-feira, dia 25.

Solicito a V. Exª que faça constar, juntamente com este pronunciamento, o histórico da vida de Irineu Bornhausen que se encontra nestas páginas que passo a V. Exª nesta manhã.

Eram as considerações que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/1996 - Página 4806