Discurso no Senado Federal

CUMPRIMENTO AO SR. ALCIDES LOPES TAPIAS PELA POSSE NA PRESIDENCIA DA CONSTRUTORA CAMARGO CORREA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CUMPRIMENTO AO SR. ALCIDES LOPES TAPIAS PELA POSSE NA PRESIDENCIA DA CONSTRUTORA CAMARGO CORREA.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/1996 - Página 6154
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CONGRATULAÇÕES, ALCIDES LOPES TAPIAS, POSSE, PRESIDENCIA, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Sr. Alcides Lopes Tápias acaba de assumir a Presidência da Construtora Camargo Corrêa.

O fato, em si, é apenas mais um registro no movimentado mundo dos negócios em nosso País.

No entanto, para quem conhece e acompanhou a vida profissional de Alcides Tápias, é a oportunidade de enfatizar, especialmente para as novas gerações, o poder multiplicador do esforço pessoal, da disposição para o trabalho, da busca por cultura - qualidades que, envolvendo um caráter probo, abrem para os jovens as largas e alvissareiras portas do futuro.

Alcides Tápias iniciou-se como aprendiz de Praticante no Banco Bradesco aos 15 anos de idade e, ali, passando por todos os escalões da carreira bancária, foi assumindo, no correr de curtos anos, as posições mais importantes daquela instituição.

Formado em Direito e em Administração, iniciou sua ascensão, no Bradesco, ao ser eleito Diretor Adjunto aos 37 anos de idade. Em seguida, Diretor Gerente e Diretor Vice-Presidente. Integrando o Conselho Superior de Administração, foi eleito seu Vice-Presidente. A partir de 1990, tornou-se o Vice-Presidente das demais empresas da Organização Bradesco.

Paralelamente ao seu êxito profissional no Banco, Alcides Tápias teve destacada atuação nas Bolsas de Valores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

De 1991 a 1994 foi Presidente da Federação Brasileira das Associações de Bancos - FEBRABAN; da Federação Nacional de Bancos - FENABAN; e da Associação dos Bancos no Estado de São Paulo. No mesmo período, membro do Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

Dentre as muitas outras missões que lhe foram ou ainda lhe são delegadas, Alcides Tápias é membro titular do Conselho Nacional do Trabalho; membro do Conselho Superior de Economia da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Leasing, e, desde outubro de 1991, passou a integrar o Grupo 12 da Comissão Empresarial de Competitividade, órgão consultivo do Ministério da Fazenda.

Alcides Tápias também integrou, como um dos seus membros, o Conselho Monetário Nacional, no período de 20 de setembro de 1991 a 30 de junho de 1994.

Vejam V. Exªs a riqueza de uma biografia ainda jovem de um executivo que, já tendo dado tanto de si pelo País, tanto ainda pode oferecer, tal a sua disposição para o trabalho, a solidez da sua cultura técnica e quão grande a sua multifária experiência empresarial.

A Construtora Camargo Corrêa, uma das maiores empresas brasileiras, terá com Alcides Tápias, seguramente, novos avanços nos seus grandes empreendimentos.

No exterior, a Camargo Corrêa desenvolve importantes projetos, e acreditamos que o talento de Alcides Tápias irá expandi-los. Nos canteiros de obras da empresa, em outras terras, drapejam as nossas bandeiras, o sinal de que divisas estão sendo carreadas para o nosso País.

Com este pronunciamento, Sr. Presidente, desejo registrar a satisfação de um homem público pela vitoriosa carreira de um executivo brasileiro que, iniciando-se profissionalmente ainda menino, encontrou na iniciativa privada as posições executivas mais relevantes.

Desta tribuna, levo-lhe os meus cumprimentos.

Obrigado. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/1996 - Página 6154