Pronunciamento de Marina Silva em 25/03/1996
Discurso no Senado Federal
COMUNICANDO AO PLENARIO O PROTOCOLO DO PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR DO ACRE, SR. ORLEIR CAMELI, NO DIA 16 PROXIMO PASSADO.
- Autor
- Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
- COMUNICANDO AO PLENARIO O PROTOCOLO DO PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR DO ACRE, SR. ORLEIR CAMELI, NO DIA 16 PROXIMO PASSADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/03/1996 - Página 4866
- Assunto
- Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, PEDIDO, IMPEACHMENT, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), ASSINATURA, AUTORIDADE PUBLICA, REPRESENTANTE, SOCIEDADE CIVIL.
- INFORMAÇÃO, IRREGULARIDADE, GOVERNADOR, EXPECTATIVA, SANEAMENTO, GOVERNO, ESTADO DO ACRE (AC).
A SRª MARINA SILVA (PT-AC. Para uma breve comunicação. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar que no dia 16 de março foi protocolado o pedido de impeachment do Governador do Estado do Acre, Sr. Orleir Cameli, na Assembléia Legislativa, com o apoio de vários senhores deputados, representantes da sociedade civil, personalidades e mais assinaturas de dois deputados federais, os Deputados Chicão Brígido e Mauri Sérgio, e dos três Senadores que representam o Estado do Acre nesta Casa.
Os fatos que são o motivo do pedido de impeachment do Governador Orleir Cameli já são de domínio público. Um é o episódio desagradável do contrabando do boeing 727, que ficou preso no Aeroporto Internacional de São Paulo durante vários dias e que, finalmente, por não ser o Governador capaz de provar a sua inocência no episódio do contrabando tanto do avião quanto das mercadorias, o avião foi confiscado pela Receita Federal. Espero que o Estado brasileiro faça bom uso desse instrumento de vôo.
O outro desagradável episódio é com relação aos CPFs falsos. Não sei a que altura está agora, mas na última vez em que me dei o trabalho de contar, havia seis CPFs falsos. Inclusive, aconteceu um episódio desagradável a esse respeito. O Governador mandou um documento para o Ministério do Planejamento, e o CPF indicado no documento não coincidia com o CPF existente no Ministério do Planejamento. Numa situação de constrangimento, esse Ministério, segundo fui informada, teve que se comunicar com o Palácio Rio Branco para fazer a troca dos CPFs. Trata-se realmente de uma "ciranda de CPFs". Esse era um dos casos que eu gostaria de expor.
O outro assunto foi denunciado aqui pelo Senador Romeu Tuma. Trata-se daquela empresa colombiana que queria trocar um terço das terras do Estado do Acre por recursos para o asfaltamento da BR-364, inclusive numa operação duvidosa. A empresa, que tem uma ficha bastante complicada nos Estados Unidos e na Colômbia, seu país de origem, não comprova o capital que diz possuir para fazer esse tipo de troca. Mais ainda: é proibido pela Constituição Federal qualquer tipo de operação de troca envolvendo terras da União, e o Governador estava se dispondo a fazer isso.
Por último, quero tratar da questão da empresa do Governador. Foram depositados em suas contas recursos que eram destinados ao asfaltamento de ramais e à recuperação de escolas e postos de saúde no Município de Cruzeiro do Sul. Os recursos foram parar na conta da empresa do Governador.
Todos esses itens fazem parte da peça que os Srs. Deputados, juntamente com as personalidades que acabei de citar, subscreveram, fazendo o pedido de impeachment do Governador do Estado do Acre. A sociedade está se mobilizando para pressionar os Deputados que ainda são favoráveis ao Governo. Pelo bem do Acre, é fundamental que esse homem seja afastado da função de Governador, pois ele não tem condições de governar aquele Estado.
É uma situação de constrangimento buscar-se recursos e apoio para o meu Estado, tendo à frente um homem sobre o qual pesam tantas denúncias.
Solicito, para resumir minha comunicação, Sr. Presidente, que seja publicado na íntegra o editorial do jornal A Gazeta do Acre do dia 17 de março, que faz uma abordagem sobre a questão do impeachment e a impossibilidade de o Governador continuar à frente do Estado do Acre.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigada.