Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO SR. BASILEU COSTA GOMES.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO SR. BASILEU COSTA GOMES.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/1996 - Página 6483
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BASILEU COSTA GOMES, EMPRESARIO, ESTADO DA PARAIBA (PB).

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero agradecer a gentileza parlamentar do nobre Senador Sebastião Rocha, Líder do PDT.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu no dia 1º do corrente, no Rio de Janeiro, o meu ilustre e caro conterrâneo Basileu Costa Gomes, depois de noventa e sete anos bem vividos.

Nascido em Umbuzeiro, na Paraíba, berço natal de eminentes personalidades da vida pública nacional, como Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand e João Pessoa, Basileu Gomes, muito ligado aos ideais de 1930, ao lado do saudoso Ruy Carneiro, de quem foi grande amigo e sempre ajudou nas suas campanhas eleitorais, foi para o Rio em 1940, para assumir a Presidência do Lloyd Brasileiro.

Na antiga capital federal fez uma próspera carreira no mercado financeiro e no setor imobiliário, revelando-se um empresário de excepcional qualificação profissional. Manteve-se ativo até os 95 anos, prestando consultoria ao Banco Stock.

Sempre lúcido, movimentado, competente e trabalhador, foi justamente a inatividade, segundo o seu ex-genro e presidente do Banco Stock, Antônio Geraldo Rocha, que o levou à morte, aos 97 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Basileu Gomes, numa rápida visão de sua exitosa vida profissional, foi agente do Lloyd, em Cabedelo, na Paraíba, e, pelo excelente trabalho ali desenvolvido, foi para o Rio presidir aquela empresa de navegação. Diretor do então Banco Moreira Salles, hoje Unibanco, fundou a Credibrás - a primeira financeira do País - e implantou e dirigiu a Refinaria União, em São Paulo. Presidente e acionista controlador do Banco Ultramarino, foi diretor financeiro do Banco Irmãos Guimarães União Comercial e conselheiro do Banco Stock, desde a fundação da instituição, em 1975. Como incorporador, participou de numerosos empreendimentos imobiliários com a Construtora Cordeiro Guerra, sobretudo em Ipanema, bairro que elegeu para morar, no Rio de Janeiro, com a família, aliando-se também a incorporações imobiliárias em outros Estados.

Homem afável, de hábitos simples, amigo dos seus amigos, ligado permanentemente aos homens e às coisas da Paraíba e do Brasil, cujos problemas estudava com atenção e profundidade, Basileu Gomes foi um vitorioso nas suas iniciativas empresariais e só não galgou mais altas funções na vida pública, inclusive pelo voto dos paraibanos, porque, apesar de acompanhar com interesse a luta dos seus conterrâneos e amigos, particularmente do ex-Senador Ruy Carneiro, nunca aceitou a idéia de ser um político militante.

Deixou viúva Dª Lucia Costa Gomes, uma filha, Henriqueta, e dois netos, Rodrigo e Felipe, a quem transmito, em meu nome pessoal e dos paraibanos, o meu mais profundo pesar.*

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/1996 - Página 6483