Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO SENADOR DARCY RIBEIRO.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • HOMENAGEM AO SENADOR DARCY RIBEIRO.
Aparteantes
Ademir Andrade, Eduardo Suplicy, Humberto Lucena, José Eduardo Dutra, Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/1996 - Página 6486
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, DARCY RIBEIRO, SENADOR, RECEBIMENTO, PREMIO, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), RECONHECIMENTO, VIDA, OBRA LITERARIA, DEFESA, LUTA, EDUCAÇÃO, PAIS.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, BIOGRAFIA, DARCY RIBEIRO, SENADOR.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso, sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, presto nesta oportunidade também a minha sincera e singela homenagem ao nosso grande Darcy Ribeiro.

Quero começar o meu discurso, Sr. Presidente, ouvindo o eminente Senador Pedro Simon, que pretende também fazer uma homenagem ao ilustre Senador. Como líder, parece-me que é permitido o aparte. Então concedo o aparte ao eminente Senador Pedro Simon.

O SR. PRESIDENTE (Francelino Pereira) - Após a Ordem do Dia, como sabe o Plenário, é possível o aparte.

O Sr. Pedro Simon - Quero felicitar V. Exª por falar em uma comunicação de Líder, no momento em que Darcy Ribeiro recebe a homenagem que está recebendo. Na verdade, é uma pena que esta notícia seja dada agora no final da sessão. Proponho agora, Sr. Presidente, que façamos uma solenidade especial, uma sessão especial ou um jantar, onde todos nós prestemos a nossa homenagem ao Professor Darcy Ribeiro. Não há dúvida de que o prêmio foi mais do que justo. Agora, S. Exª foi muito infeliz na afirmativa de que é carente de elogio e de carinho. Não é verdade, carente é aquele que não os tem. Eu, Pedro Simon, posso ser carente de elogios porque não os recebo, mas S. Exª os recebe há quarenta anos, dez vezes por dia, e posso dizer que S. Exa. gosta de elogios.

O Sr. Darcy Ribeiro - Mas sou insaciável, desde o Rio Grande, sou insaciável, Senador Pedro Simon.(Risos)

O Sr. Pedro Simon - Foi um prêmio justo. Uma das figuras mais extraordinárias não apenas no Brasil, na América, mas no mundo inteiro. S. Exª tem uma biografia fantástica. Não se pode dizer que S. Exa. criou uma universidade ou mesmo um método de ensino, os CIEPS, atualmente uma realidade deste País. S. Exª não é alguém que não se pode dizer que viveu no meio dos indígenas, que tem uma obra fantástica, que saiu do hospital onde diziam que morreria, e escreveu talvez uma das obras mais lindas sobre a organização do povo brasileiro. Quero, por intermédio de V. Exª, levar ao companheiro Darcy Ribeiro o carinho, a homenagem, a emoção. Quero já, Sr. Presidente, fazer uma proposta, a de que o Senado Federal, por meio da sua Mesa, estude uma fórmula ou uma sessão solene especial do Congresso ou uma reunião, um jantar, para que o Congresso preste a homenagem que temos que fazer a nós; afinal, para honra nossa, é um colega nosso, Senador, embora num patamar infinitamente mais alto, mas um colega nosso que merece o respeito do mundo inteiro.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Agradeço o aparte do Senador Pedro Simon. É sempre bom e agradável ouvi-lo.

O Senado da República deve, através de V. Exª, com o apoio da Mesa, garantir essa justa homenagem ao Professor e eminente Senador Darcy Ribeiro.

Nos meus primeiros dias no Senado tive a honra de representar o Senado da República numa solenidade na UnB. Naquela oportunidade foi concedido o título de doutor honoris causa ao eminente Senador Darcy Ribeiro. Depois, fiz um discurso em homenagem ao Senador. Essas homenagens têm-se repetido dia-a-dia, fazendo jus aos méritos do Senador Darcy Ribeiro como educador, antropólogo, professor e como político. S. Exª é um exemplo para a Nação, para os mais jovens. Verdadeiro exemplo de perseverança, de luta, de resistência, de amor à vida, à Pátria e à educação.

Senador Darcy Ribeiro, aceite os meus cumprimentos, a minha homenagem, que é também do meu Partido, do PDT.

Depois da fala da Senadora Júnia Marise, nossa Líder, praticamente não tem sentido expor essas idéias como líder do PDT. De qualquer maneira, em nome do PDT, faço esta homenagem que V. Exª muito bem merece. Muitas outras, certamente, V. Exª receberá ao longo de sua vida, que deverá ser cada vez mais duradoura, graças a sua resistência, perseverança e, como disse, ao seu amor intenso pela vida.

Peço uma análise à Mesa sobre a possibilidade de prestarmos uma homenagem ao Senador Darcy Ribeiro. O Senador Pedro Simon fará um requerimento por escrito para que o Senado Federal possa homenagear o eminente Senador Darcy Ribeiro, agraciado pela Organização dos Estados Americanos.

Parabéns, Senador Darcy Ribeiro, conte sempre conosco para apoiar as suas iniciativas, seja na área da educação, seja na área política.

O Sr. Humberto Lucena - Permita-me V. Exª um aparte?

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Ouço o aparte do nobre Senador Humberto Lucena.

O Sr. Humberto Lucena - Já que não tive o prazer de apartear, por motivos regimentais, a Senadora Júnia Marise, ao se pronunciar sobre tão gratificante acontecimento. Gostaria de dizer a V. Exª que, em meu nome pessoal e em nome de todo o PMDB, estamos aqui para nos associar a esta homenagem, muito oportuna, ao Senador Darcy Ribeiro, que honra não só ao Senado, mas a todo o Brasil, porque é uma distinção das mais extraordinárias que a Organização dos Estados Americanos faz a um brasileiro dos mais eminentes, não só no campo político, mas também no campo intelectual, sobretudo por sua luta em favor do desenvolvimento da educação no Brasil. Acredito que ninguém mais que Darcy Ribeiro mereceria essa justa homenagem que lhe é prestada pela OEA. Quero dizer a V. Exªs que me sinto muito bem ao pronunciar essas palavras, porque sou um velho amigo e admirador de Darcy Ribeiro. Com ele estive nos momentos mais difíceis da história político institucional do Brasil quando juntos lutamos, ao lado de Leonel Brizola, pela legalidade do mandato do vice-Presidente João Goulart e, mais adiante, na luta pelo apoio às reformas de base durante o Governo daquele grande brasileiro que foi tão violentamente deposto da Presidência da República pelo golpe militar de 1964. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Senador Humberto Lucena, as palavras de V. Exª certamente engrandecem esta singela homenagem que é prestada, hoje, no Senado da República ao eminente Senador Darcy Ribeiro.

O Sr. Eduardo Suplicy - V. Exª me permite um aparte?

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Ouço, com prazer, V. Exª

O Sr. Eduardo Suplicy - Desejo me solidarizar com a manifestação de V. Exª, Senador Sebastião Rocha, nesta justa homenagem prestada ao Senador Darcy Ribeiro. A OEA distinguiu o que, ainda outro dia, um eminente jornalista, gratuitamente, resolveu procurar inadequadamente atingir. Refiro-me a um artigo que o jornalista Paulo Francis escreveu recentemente, fato que levou o Senador Darcy Ribeiro a colocar nos devidos termos o que, infelizmente, o jornalista vem caracterizando. Ali de Nova Iorque, na sua convivência com banqueiros, com empresários, com os proprietários do capital do mundo nos Estados Unidos, ainda que com extraordinária possibilidade de desenvolver-se culturalmente, sempre falando das principais obras clássicas ou contemporâneas a que tem a oportunidade de assistir, ainda que com a leitura dos livros que são publicados, dos jornais que estão à sua disposição e das revistas, infelizmente o jornalista Paulo Francis fez uma análise sobre o papel desempenhado na história brasileira, nos anos recentes inclusive, que não condiz com as aspirações de democracia, de luta pela cidadania, de luta para a democratização das oportunidades de educação que caracterizam a vida do criador de tantas instituições, inclusive da Universidade de Brasília. Essas foram as razões que levaram a OEA agora a justamente premiar o Senador Darcy Ribeiro. Em algumas ocasiões, como na questão da LDB, divergimos do Senador Darcy Ribeiro, mas jamais deixando de prestar a devida homenagem a sua admirável trajetória em defesa dos direitos de todos aqueles que têm estado com os seus direitos marginalizados no Brasil.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Agradeço o seu aparte, Senador Eduardo Suplicy, que engrandece também esta homenagem.

O Sr. Ademir Andrade - Concede-me V. Exª um aparte?

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Ademir Andrade - Não poderia deixar de aparteá-lo, Senador Sebastião Rocha. Fico feliz de ter aqui, na sessão de hoje, a presença do Senador Darcy Ribeiro, que recebe a comunicação desta homenagem, que também é dos seus pares. Quero ressaltar o seu brilhantismo, bem como a sua dedicação à educação, já bastante conhecida e sua alegria, sobretudo. O Senador Darcy Ribeiro é um homem que inspira otimismo, esperança, vitalidade e alegria. É uma das figuras que mais me dá prazer de ver nesta Casa. Parabéns, Senador Darcy Ribeiro. A homenagem que V. Exª recebe é extremamente merecida. Muito obrigado.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Senador Ademir Andrade, para nós é uma alegria muito grande esse convívio no dia-a-dia com o eminente Senador Darcy Ribeiro. Como disse V. Exª, o Senador transmite esse ar de esperança, de alegria e de felicidade. Logicamente, esse é um ensinamento de vida para todos nós que estamos a conviver com o Senador Darcy Ribeiro.

O Sr. José Eduardo Dutra - Concede-me V. Exª um aparte?

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Ouço, com prazer, o nobre Líder do PT, Senador José Eduardo Dutra.

O Sr. José Eduardo Dutra - Nobre Senador Sebastião Rocha, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, gostaria de parabenizar não somente o Senador Darcy Ribeiro, mas também todo o PDT por mais esse reconhecimento de um órgão internacional ao talento, à capacidade e ao trabalho do nobre Professor e Senador. Sempre fiz questão de registrar que o Senador Darcy Ribeiro foi, e continua sendo, uma referência para minha geração. É uma honra e um prazer conviver com S. Exª nesta Casa, embora discordemos em algumas ocasiões, como na votação da LDB e do Imposto Sindical. A presença de S. Exª enobrece o Senado da República, e esse reconhecimento por parte da OEA apenas reforça a grande admiração que temos por S. Exª. Parabéns mais uma vez ao Senador Darcy Ribeiro, ao PDT e a todo o Senado por contar com a presença de S. Exª nesta Casa.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Agradecemos, Senador José Eduardo Dutra, a participação do Partido dos Trabalhadores e de V. Exª nesta homenagem, atribuída principalmente ao Senador Darcy Ribeiro e, em segundo plano, ao Partido Democrático Trabalhista, do qual S. Exª é um dos eminentes membros.

Essa homenagem justa e legítima, repito, que o Senado da República presta hoje ao Senador Darcy Ribeiro fez-me transferir o teor dos discursos que trataria nesta sessão, quais sejam, a sessão de hoje do Congresso Nacional, conturbada como várias outras, em que foi adiada a votação de vários vetos, e a greve dos servidores federais.

Para não ofuscar o brilho desta justa homenagem, quero que todo o meu discurso seja dedicado ao Senador Darcy Ribeiro. Transfiro, portanto, os demais temas para o pronunciamento que farei amanhã desta tribuna.

Sr. Presidente, peço seja registrada nos Anais da Casa a pequena biografia do Senador Darcy Ribeiro, a qual encaminho à Mesa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/1996 - Página 6486