Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO PELA INFORMATIZAÇÃO DOS TITULOS ELEITORAIS.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPB - Partido Progressista Brasileiro/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • SATISFAÇÃO PELA INFORMATIZAÇÃO DOS TITULOS ELEITORAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/1996 - Página 6520
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ELOGIO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), AUTOMAÇÃO, INFORMATICA, TITULO DE ELEITOR, INSTRUMENTO, COMBATE, FRAUDE, LEGITIMAÇÃO, DEMOCRACIA.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPB-MA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para o Partido Progressista Brasileiro, hoje é um dia de rara felicidade. Fizemos aqui pronunciamentos abordando a questão do título eleitoral, que é um documento que não identifica, de forma alguma, o eleitor e que, portanto, precisaria, no mínimo, de exibir uma fotografia do seu portador. A democracia é a vontade da maioria, e a fraude é a vontade dos malandros.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, com muita satisfação, li no Correio Braziliense esta notícia: "Brasil será primeiro a informatizar título". O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Carlos Mário Velloso, anuncia que "a tarjeta magnética vai conter até a foto do eleitor, além das informações atuais - nome, número de inscrição, seção, zona eleitoral. Será mais uma arma da Justiça Eleitoral contra fraudadores". Não se trata de mais uma arma: é a solução necessária, porque só com a verdade eleitoral, sem fraude, se pratica a democracia.

O mesmo artigo diz também que haverá financiamento - passarei à Taquigrafia cópia dessa notícia posteriormente. O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz que conseguiu um empréstimo, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - no valor de US$540 milhões. Creio que não é uma despesa grande, se atentarmos para o fato de que o seu objetivo é buscar a verdade.

Sr. Presidente, diz ainda o artigo que haverá contrapartida do Governo e que o Ministro Velloso deixará a Presidência do TSE em maio, sendo substituído pelo Ministro Marco Aurélio.

Tenho a maior esperança nos dois Presidentes. Vamos sim conseguir a democracia. Tenho certeza de que a minha região vai conhecer a verdade eleitoral; vai conhecê-la porque os fantasmas vão deixar de votar, já que não tiram fotografia!

Portanto, Sr. Presidente, essa é a manifestação do Partido Progressista Brasileiro. Tudo que se puder fazer para se conseguir a verdade eleitoral, para que as Casas do Congresso, as Assembléias Legislativas, os Governos e o Presidente da República tenham a legitimação de um processo limpo merece o nosso aplauso e o nosso apoio.

O Sr. Pedro Simon - Permite-me V. Exª um aparte, nobre Senador?

O SR. EPITACIO CAFETEIRA - Infelizmente, não posso conceder-lhe um aparte, porque estou fazendo uma comunicação de liderança, senão o faria com a maior alegria.

Se Deus quiser, o meu Estado, o Maranhão, na próxima eleição - e aqui está dito que, até a eleição presidencial e a de governadores, isso já estará implantado -, vai conhecer a verdade eleitoral.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/1996 - Página 6520